Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A Feira da Primavera, que decorre este sábado, 16 de Março, na Fissul, em Silves, é uma «oportunidade de excelência para conhecer a flora algarvia». 

O certame vai funcionar das 10h00 às 17h00 e é organizado em conjunto pela Junta de Freguesia de Silves e pela Mediterranean Gardening Association Portugal (MGAP) – Associação de Plantas e Jardins em Climas Mediterrânicos (APEJECM).

A iniciativa, que se destina a todos os amantes da jardinagem e tem entrada livre, promoverá o cultivo das plantas características do Mediterrâneo e, mais especificamente, do Barrocal algarvio.

maozorra

Segundo a organização, «vão estar presentes viveiristas especializados em plantas perenes resistentes à seca, ervas aromáticas, árvores de fruto e arbustos».

«Haverá também uma variedade de outros expositores, com produtos biológicos, vinhos, óleos essenciais, arte com plantas e uma demonstração de fogões solares», bem como livros especializados, sementes de plantas nativas e aconselhamento por parte dos elementos da associação e dos viveiristas locais.

Em paralelo com a venda de plantas, haverá palestras (ilustradas e gratuitas), por especialistas, sobre Jardinagem Sustentável e também sobre “Como fazer seu próprio Jardim Resistente à Seca”. Haverá ainda um espaço de debate sobre Jardins sem Relva (a ser confirmado).

O Barrocal é uma das três áreas ecológicas do Algarve e tem uma distinta comunidade de plantas. «As zonas do Barrocal possuem uma conhecida biodiversidade, com uma flora bem documentada, tendo esta área tem um potencial enorme de acolher os mais fantásticos jardins naturais», salienta a organização.

Um dos objetivos da Associação dos Jardins Mediterrânicos, em Portugal, tem sido «encorajar viveiristas locais para alargar o seu leque de plantas disponíveis».

«Os pequenos viveiristas fazem a sua própria produção de plantas, têm respondido aos nossos pedidos, e esperamos que tenham  beneficiado pelo crescimento da procura de plantas resistentes à seca. Plantas que são nativas de Portugal, bem como de outras zonas de clima mediterrânico, sendo as mesmas adequadas aos nossos jardins», acrescenta a associação.

maozorra

Também poderá gostar

Feira Medieval de Silves_BB-32

Silves convida a participar na recolha de imagens para o livro dos 20 anos da Feira Medieval

Aula de Zumba em Silves

Silves desafia todos a entrar no ritmo no Dia Mundial da Dança

Rota da Laranja_apresentacao_fevereiro 20_er (2)

Abertas candidaturas para fazer parte da aplicação Rota da Laranja