São Brás de Alportel conta com um novo ponto de abastecimento de meios aéreos de combate a incêndios florestais. O ponto de água Hortas e Moinhos «em muito vem reforçar a capacidade de resposta dos meios de combate do concelho» assegurou a Câmara são-brasense.
Este local para abastecimento de água para combate a incêndios, que foi apresentado ontem, foi criado no local da antiga Estação de Águas Residuais de São Brás de Alportel, a Sul da vila.
Composto por um tanque principal de abastecimento com capacidade para aproximadamente 180m3 de água e um tanque de apoio com capacidade de 120 m3, «o Ponto de Água é alimentado em exclusivo por água de nascente, constituindo-se como um projeto totalmente sustentável e ecológico».
«A defesa da nossa floresta e das nossas populações é uma matéria de primeira prioridade. Foi recentemente efetuado um levantamento exaustivo de todos os pontos de água existentes no concelho, bem como dos seus acessos, de modo a que possamos estar melhor preparados. A prevenção é o melhor caminho e a mais poderosa arma no combate ao flagelo dos incêndios rurais», segundo Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel.
Além da apresentação pública deste novo ponto de água, a Câmara de São Brás de Alportel também aproveitou a celebração dos dias mundias da Floresta (dia 21) e da Água (dia 22) para visitar terrenos municipais, localizados em Campina, que acolheram recentemente ações de reflorestação, com plantação de azinheiras numa área global de 30.000m2.