Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de almodovar

Afinal, a pedreira da Palmeira, em Monchique, está a cumprir as regras de exploração. De acordo com o Ministério do Ambiente e da Transição Energética, a pedreira não está a explorar fora da área licenciada, tem licença, plano de lavra aprovado e, por isso, encontra-se em laboração (em situação crítica).

De acordo com esclarecimento enviado ao Sul Informação pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética (MATE), a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) verificou «que não existe exploração fora da área licenciada», pelo que a pedreira pode continuar em funcionamento.

Em Novembro, quando o nosso jornal deu a conhecer o caso desta exploração de sienito que não cumpre regras há 15 anos, o Ministério do Ambiente admitiu ao nosso jornal ter recebido queixas sobre a existência de trabalhos «sem cumprir o Plano de Pedreira aprovado e, provavelmente, fora da área da pedreira», o que, segundo a tutela, não se verifica.

jf-quarteira

Apesar de estar tudo bem no que diz respeito às regras de exploração, continua em curso uma ação de inspeção extraordinária da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), relativamente ao ordenamento do território e conservação da natureza, cujo relatório deve ser conhecido no final de Abril.

De acordo com o MATE, esta inspeção «visa a avaliação do cumprimento das servidões e restrições de utilidade pública vigentes no Município de Monchique, com incidência sobre a área da Pedreira n.º 3646, denominada “Palmeira n.º 2” e demais ocupações existentes em área contígua, abrangida pela Rede Natura 2000, Reserva Ecológica Nacional e Perímetro de Proteção de exploração de Águas Minerais Naturais».

Esta inspeção pretende «avaliar a regularidade da ocupação daquele território, sendo para o efeito promovida a avaliação do procedimento de atribuição desta licença junto das entidades licenciadoras (CM Monchique e DGEG)».

Esta pedreira foi incluída no Plano de Intervenção nas Pedreiras em Situação Crítica, sendo uma das explorações com prioridade elevada e cujo grau de intervenção também é elevado.

Segundo o MATE, a empresa Pedra Secular Lda, que explora a pedreira, já foi notificada «para proceder às medidas aí previstas de sinalização, de vedação e de projeto de execução (estudo geotécnico)».

A intervenção nesta pedreira tem um custo estimado de 93 mil euros.

 

Banner lateral albufeira
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - Villa Termal Spa Hotel reabre renovado em Monchique antes de mais obras de renovação

Villa Termal Spa Hotel reabre renovado em Monchique antes de mais obras de renovação

Vicentina 33 anos

Vicentina celebrou 33 anos com passeio pelos seus projetos no concelho de Monchique

Obras modernização PRR escolas

Quatro escolas do Algarve sofrem 31 milhões de euros de obras de modernização pagas pelo PRR