Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

O Museu Municipal de Loulé é um dos 15 novos membros da Rede Portuguesa de Museus cuja adesão formal vai ter lugar a 4 de Abril, numa cerimónia marcada para o Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, com a presença da ministra do Cultura.

Trata-se dos 15 museus cujos processos de credenciação decorreram entre 2015 e 2019 e cuja adesão à Rede Portuguesa de Museus agora se formaliza. A adesão do Museu de Loulé já tinha sido anunciada em 2017.

Além da estrutura algarvia, estarão ainda presentes o Ecomuseu de Barroso (montalegre), o Museu da Cidade de Aveiro, o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, o Museu do ISEP (porto), o MCCB – O Museu de Todos (Batalha), o MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, o Museu do Douro (Peso da Régua), o Museu de Lamas (Santa Maria de Lamas), a Torre dos Clérigos (Porto), o Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento), o CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães), o Museu do Centro Hospitalar do Porto, o Museu da Saúde (Lisboa) e ainda o Museu de Aguarela Roque Gameiro (Minde).

vamos à vila 2025

Segundo a RPM, estes mais recentes membros «espelham, através da diversidade da sua tipologia, tutela, dimensão, localização e coleções, a diversidade da própria Rede e, mais do que isso, a riqueza do universo museológico português».

Neste conjunto de 15 novos membros da RPM, contabilizam-se dois museus de arte, cinco museus de território, três museus de ciência e técnica, quatro museus temáticos e um museu misto e pluridisciplinar.

Há ainda museus do norte ao sul do país, de natureza pública e privada, tutelados por Câmaras Municipais, Irmandades, Associações, Fundações e Institutos públicos universitários, bem como museus instalados em edifícios criados de raiz e museus instalados em edifícios centenários, cujo programa museológico é indissociável da reabilitação de património arquitetónico.

«Museus, por fim, mais antigos e outros que há pouco começaram a sua caminhada. Na sua enorme diversidade, todos partilham, porém, uma caraterística, testemunhada pela sua integração na RPM: a vontade de apostar e ver reconhecida a qualidade técnica do cumprimento das funções museológicas e também de integrar um projeto estruturante de trabalho em rede, que valoriza cada museu e o seu conjunto».

Da RPM, já faziam parte o Museu de Portimão, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, o Museu Municipal de Faro e o Museu Municipal de Tavira.

 

Lista de museus que aderem agora à RPM:

Ecomuseu de Barroso
Museu da Cidade de Aveiro
Museu de Arte Contemporânea de Elvas
Museu do ISEP
MCCB – O Museu de Todos
Museu Municipal de Loulé
MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto
Museu do Douro
Museu de Lamas
Torre dos Clérigos
Museu Nacional Ferroviário
CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Museu Do Centro Hospitalar Do Porto
Museu da Saúde
Museu de Aguarela Roque Gameiro

 

 

lagos eventos
vilavitaparc

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

sergio leite conservatorio loule orgao sinfonico_ PL (2)

Silêncio que se vai construir o órgão sinfónico da Matriz de Loulé