Os instrumentos de financiamento disponíveis para projetos de inovação social, no Algarve, vão ser dados a conhecer em Portimão, numa sessão pública da Portugal Inovação Social que irá decorrer na sala de formação do Museu de Portimão, na quarta-feira, dia 27, às 10h00.
A sessão também servirá para esclarecer potenciais promotores de iniciativas de inovação social sobre os processos de candidatura.
A Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública que visa promover a inovação social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal. No âmbito do CRESC Algarve, encontram-se neste momento disponíveis para o Algarve cinco milhões de euros para financiar projetos e inovação social na região.
Na sessão de quarta-feira serão apresentados os vários instrumentos de financiamento disponíveis, destinados a projetos que proponham abordagens alternativas e inovadoras para responder a problemas sociais.
Cada um dos quatro instrumentos está orientado para uma determinada fase do ciclo de vida dos projetos de inovação social: “Capacitação para Investimento Social”; “ Parcerias para o Impacto”; “Títulos de Impacto Social” e “Fundo para a Inovação Social”.
Em todos, a par com o financiamento da Portugal Inovação Social, existe a participação de um ou vários Investidores Sociais (entidades públicas ou privadas que acompanham ou cofinanciam os projetos). O financiamento de cada projeto é aprovado mediante apresentação de candidatura pelas organizações no âmbito de concursos abertos periodicamente.
Estão abertas até dia 29 de abril as candidaturas para o instrumento de financiamento “Parcerias para o Impacto” no Algarve, com vista à criação, implementação e crescimento de projetos de inovação social, assegurando 70% das suas necessidades de financiamento.