Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
dia nacional do pescador

A Força Aérea resgatou, este sábado à tarde, o comandante do navio grego «Minerva Gloria», que navegava a 420 quilómetros a sudoeste da Ilha Terceira, sob condições meteorológicas muito adversas.

O homem, de nacionalidade grega e 47 anos, apresentava um estado clínico muito grave e precisava de assistência médica urgente, tendo sido resgatado do navio pela tripulação de alerta nos Açores da Esquadra 751 – “Pumas”, que opera o helicóptero EH-101 Merlin.

vamos à vila 2025

Para esta operação e devido às condições meteorológicas  muito adversas no local, onde se registavam vagas de 12 metros e ventos de 74 km/h, foi também empenhada uma aeronave P-3C CUP +, operada pela Esquadra 601 – “Lobos”, que descolou da Base Aérea Nº 11 (BA11), em Beja, pelas 11h30, tendo chegado ao «Minerva Gloria», pelas 15h30.

O EH101 que tinha descolado da Base Aérea Nº4 (BA4), nas Lajes, pelas 11h45 , chegou ao navio pelas 15h35, tendo abandonado a zona de operações pelas 15h55.

O comandante do navio foi resgatado com sucesso e transportado até ao Aeroporto João Paulo II de Ponta Delgada, de onde foi encaminhado para o Hospital do Divino Espírito Santo, naquela cidade açoreana.

O P3 aterrou na BA11 pelas 19h30 e o EH101 na BA4 pelas 19h50.

 

Nota: Imagens da Força Aérea Portuguesa

 

inframoura cada gota importa
emarp

Também poderá gostar

Resgate de kitesurfista

Navio da Marinha Portuguesa salva praticante de wing foil em dificuldades ao largo de Lagos

salva vidas

Autoridades tentam resgatar mulher ucraniana que caiu de falésia em Vila do Bispo

repatriamento de portugueses pela força aerea|aviao força aérea

2024: Força Aérea apoiou 881 pessoas em transportes médicos aéreos, resgates e missões de busca e salvamento