Começaram obras de abastecimento de água à Aldeia de Palheiros

Investimento permitirá «uma melhoria substancial da qualidade da água fornecida» aos habitantes da aldeia

As obras de ligação de água para abastecimento público à Aldeia de Palheiros, em Ourique, já começaram. Os trabalhos vão demorar cerca de um ano e permitirão, após concluídos, «uma melhoria substancial da qualidade da água fornecida aos residentes naquela localidade».

A empreitada, da responsabilidade da empresa AgdA – Águas Públicas do Alentejo, prevê a construção de uma conduta e a construção de um reservatório na Aldeia de Palheiros.

O avanço desta obra também resulta, segundo a Câmara de Ourique, do esforço que a autarquia tem vindo a fazer no sentido de «mobilizar recursos e vontades para valorizar o território e as condições subjacentes à concretização de soluções sustentáveis de qualidade de vida, em aspetos fundamentais para as pessoas».

Assim, e em articulação com a AgdA, a autarquia tem desenvolvido um conjunto de projetos de melhoria das condições de abastecimento de águas às populações e de tratamento dos resíduos, que correspondem a necessidades existentes e a uma visão sustentável do que deve ser a gestão do território e o uso racional de bens escassos como a água.

«Conscientes de que está no horizonte a concretização da Barragem do Roxo à Barragem do Monte da Rocha, que nos trará maior sustentabilidade e ampliará o nosso potencial rural, existe a necessidade de prosseguir o esforço de reforço da rede interna de abastecimento de água às nossas populações e de monitorização das alterações climáticas», acrescentou a Câmara de Ourique.

A obra iniciada recentemente está inserida num projeto mais amplo da Águas Públicas do Alentejo de expansão em Ourique e Almodôvar, onde serão investidos perto de 2,4 milhões de euros.

Comentários

pub