Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCDR) do Algarve vai estar na Bienal de Turismo da Natureza (BTN), em Aljezur, de 22 a 24 de Fevereiro, para divulgar a rede de apoio ao caravanismo, pôr empresas a falar entre si, dar a conhecer as oportunidades de voluntariado, na Europa, e esclarecer sobre as Eleições Europeias que se avizinham.

As diversas iniciativas que a CCDRA Algarve tem previstas são promovidas em colaboração com a Enterprise Europe Network – Algarve e o centro de informação Europe Direct Algarve, estruturas sediadas nesta entidade.

Durante o certame, será apresentada a campanha de divulgação do site “autocaravanalgarve.com”, promovida pelo Turismo do Algarve com o apoio da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, e a aplicação informática para dispositivos móveis desenvolvida em paralelo, que se destinam a promover a região e apoiar a prática do autocaravanismo no Algarve.

vamos à vila 2025

«Na sequência do Protocolo de Colaboração – Autocaravanismo (assinado pela CCDR Algarve, AMAL, Região de Turismo Algarve e Associação de Turismo do Algarve), a CCDR Algarve estruturou e implementou em Dezembro de 2015 a Rede de Apoio ao Autocaravanismo da Região do Algarve (RAARA), que inclui os Parques de Campismo e de Caravanismo (PCC), os Parques de Campismo Rural (PCR) e as Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA), devidamente licenciados pelas entidades competentes e que envolve atualmente três dezenas de espaços em treze municípios», recorda a CCDR algarvia.

No mesmo âmbito, a associação In Loco apresentará a “Rota Serrana”, uma «importante vertente da RAARA localizada nos territórios de baixa densidade do interior da região e desenvolvida em parceria com a CCDR Algarve e com os municípios de Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique e Aljezur, no contexto do PADRE – Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Recursos Endógenos».

A BTN também será aproveitada pela Enterprise Europe Network – Algarve (EEN Algarve) para promover um evento internacional de reuniões empresariais, previamente agendadas na plataforma digital, a realizar em espaço reservado.

«O objetivo principal é ajudar as empresas a encontrar parceiros locais, nacionais e estrangeiros, através da discussão de propostas de cooperação e com a assistência de técnicos da CCDR Algarve/Enterprise Europe Network e da Vicentina», explicou a CCDR Algarve.

Os interessados em participar nestes encontros empresariais ainda poderão inscrever-se aqui até ao final do dia de amanhã, quinta-feira, «após o que cada participante terá disponível uma agenda personalizada de reuniões».

 

Sul Informação

 

Já o Centro Europe Direct Algarve (CIED Algarve), rede de informação europeia aos cidadãos hospedada na CCDR Algarve, procurará «trazer a dimensão europeia de modo mais evidente à edição de 2019 da BTN, através de um espaço expositivo próprio, dedicado às Eleições Europeias, com informação sobre as prioridades e iniciativas europeias relevantes, sobretudo para a problemática do Turismo de Natureza».

Serão, igualmente, promovidas Oficinas do Conhecimento sobre cicloturismo, voluntariado ambiental e turismo científico.

No sábado, dia 23, entre as 11h45 e as 13h15, decorrerá uma oficina sobre Ecopistas, dinamizada por Filipe Beja, da Infraestruturas de Portugal Património, onde se falará sobre o conceito de ecopista, também designadas por “corredores verdes” para a prática do cicloturismo e de caminhadas.

No mesmo dia, mas entre as 16h00 e as 17h300, decorre a oficina “Voluntariado para a Natureza – Experiências regionais e o Corpo Europeu de Solidariedade”, tendo como mentor o CIED Algarve e que contará com a participação da Agência Portuguesa do Ambiente/Administração Regional Hidrográfica do Algarve e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Aqui, «serão apresentados duas experiências regionais: Voluntariado para a Floresta e Voluntariado Ambiental para a Água e duas iniciativas europeias ativas também na região: Life Escapes e Corpo Europeu de Solidariedade», segundo a CCDR Algarve.

A terceira oficina decorre no domingo, 24 de Fevereiro, das 14h15 Às 15h45 e resulta de uma parceria com a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade do Algarve. Ricardo Canas, chefe da Divisão de Avaliação Ambiental da CCDR Algarve, apresenta uma oficina sobre Património Natural e Cultural do Algarve, onde apresentará a flora e vegetação dos Sítios Classificados da Rocha da Pena e da Fonte Benémola, «consideradas internacionalmente como comunidades vegetais e espécies de especial interesse para turismo científico».

 

Para conhecer o programa da BTN’19, clique aqui.

Leia mais sobre a BTN’19 no Sul Informação.

 

inframoura
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Autocaravanas na Praia da Marinha_Agosto 2016_01

Turismo do Alentejo promove autocaravanismo responsável com campanha nacional

Team brainstorming. Photo young creative managers crew working with new startup project in modern office. Contemporary notebook on wood table. Horizontal

Faro acolhe primeiro evento do Empreender Algarve

Fundos europeus união europeia dinheiro

CCDR toma medidas para acelerar execução do Algarve 2030