Carnaval de Almodôvar não vai ter Rainha, mas vai ter Padrinho e Madrinha

Corso sai para a rua com o tema “Património Material e Imaterial”

O Carnaval em Almodôvar, este ano, vai ter novidades. O corso, o maior da região do Baixo Alentejo, sai para a rua, no dia 5 de Março, às 15h00, sem uma figura pública como Rainha do Carnaval, mas com um Padrinho e uma Madrinha.

O desfile, que atrai todos os anos «milhares de visitantes» à vila, volta a reunir «largas centenas de foliões, em carros alegóricos e apeados, que irão desfilar pelas principais ruas da Vila de Almodôvar», realça a Câmara de Almodôvar.

Este ano, a autarquia escolheu o tema “Património Material e Imaterial” como mote para as participações no Carnaval. A Câmara diz saber que o tema não é fácil, mas acredita que «os participantes envolvidos estarão, naturalmente, à altura de responder através da sua criatividade e irreverência».

O Município de Almodôvar atribuirá, à semelhança das edições anteriores, prémios de participação a todos os grupos, desde que o júri considere que houve algum cuidado na apresentação dos mesmos, incluindo prémios para os grupos apeados e para os grupos em carros alegóricos.

No final, para além dos prémios de participação, serão atribuídos prémios de classificação aos melhores grupos/participantes individuais.

Este ano, ao contrário das últimas edições, não haverá a participação da habitual figura pública como Rainha do Carnaval. «Desta vez, a novidade consiste na realização de um Baile de Carnaval, no sábado, 2 de Março, com Emanuel Martins. A iniciativa ocorre no Salão dos Bombeiros Voluntários de Almodôvar e é organizada pela corporação e pelo Núcleo de Almodôvar da JuveBombeiro, com o apoio do Município e do CLDS 3G “Altamente Almodôvar”.

O objetivo do evento é eleger, durante o baile, o Padrinho e a Madrinha do Carnaval de Almodôvar 2019 que, irão desfilar no corso de Carnaval no dia 5 de Março.

A Câmara Municipal apresenta ainda mais uma inovação neste Carnaval. Após o final do desfile, na Praça da República, haverá um concerto com a banda “Arrochadeira”, «que continuará a animar a tarde de Carnaval em Almodôvar, prolongando assim o espírito carnavalesco ao longo da tarde», conclui a autarquia.

Comentários

pub