José Vitorino foi reeleito presidente da Algfuturo – União Empresarial do Algarve, nas eleições para os órgãos sociais da associação que decorreram, esta segunda-feira, 28 de Janeiro, num «ambiente de grande entusiasmo».
A lista encabeçada por José Vitorino era a única concorrente deste ato eleitoral onde participaram «associações e empresários de todos os setores e de todo o Algarve, perfazendo a representação de um total de 1240 empresas», diz a associação em nota enviada às redações.
José Vitorino, presidente da direção, e José Lourenço Santos, presidente da mesa, «agradeceram a confiança manifestada e o grande significado da unidade associativo-empresarial ao serviço do Algarve».
Na votação, foram eleitos 56 membros, «todos altamente representativos, qualificados e experientes na vida associativa». A lista, é segundo a Algfuturo «forte na juventude, com mulheres e com ligação à Universidade, com docentes».
Após tomada de posse, a Assembleia Geral e a direção reuniram-se, «destacando-se a decisão de continuar a diligenciar com o Município de Faro pelo “Projeto de afirmação e Promoção do Algarve”».
A Algfuturo decidiu ainda criar o Conselho Superior Associativo do Algarve, «ponto de encontro de todos os que estiverem abertos à cooperação».
Numa intervenção breve, José Vitorino salientou que «a sociedade civil deve colaborar com as entidades oficiais, mas os poderes públicos têm a obrigação democrática de apoiar/estimular a sociedade civil, para dinamizar a economia e criar empregos».
O presidente reeleito salientou ainda que deve ser atribuído à CCDR «um Estatuto de órgão de transição para a Região Administrativa e desde já criado o Conselho Económico e Social».
José Vitorino anunciou ainda, «no quadro da renovação do associativismo empresarial de que a Alfuturo está a ser protagonista», que as as reuniões de direção vão ter lugar por todo o Algarve, «perto da realidade autárquica e empresarial».