Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

As dragagens que já estão a decorrer em Tavira, mas também as que ainda estão para começar, motivaram uma pergunta do Bloco de Esquerda ao Governo.

Os bloquista querem saber, por um lado, quando é que serão feitas dragagens na barra de Tavira e canais adjacentes, dando resposta a uma reivindicação antiga das comunidades piscatórias tavirenses. Por outro lado, pedem esclarecimento sobre o destino que está a ser dado às lamas que estão a ser retiradas do Gilão, no âmbito de uma intervenção que está a ser promovida pela Docapesca.

Para o deputado bloquista eleito pelo Algarve João Vasconcelos, o cada vez maior assoreamento da barra de Tavira, situação que «desespera as comunidades piscatórias de Tavira, Santa Luzia e Cabanas, com a barra de Tavira a ser frequentemente encerrada, o que impede a saída de embarcações de pesca, algo que bastante prejudicial a toda a atividade piscatória local».

infraquinta rumo à sustentabilidade

Também as empresas marítimo-turísticas são prejudicadas, «seja na medida em que coloca em perigo as embarcações, como, mais grave, na segurança das tripulações e dos passageiros».

Os deputados do BE que subscrevem a pergunta – João Vasconcelos, Carlos Matias e Jorge Costa – dizem mesmo que a barra de Tavira o adiamento sucessivo das dragagens «conduziu a um bloqueio quase total da barra».

Os parlamentares do Bloco de Esquerda também querem saber se o Governo «irá proceder à correta reposição das lamas provenientes das dragagens realizadas no Rio Gilão, em Tavira».

«Estas lamas estão a ser depositadas a menos de um milha da costa e logo à saída da barra de Tavira, o que, e segundo a Associação de Pescadores e Armadores do Sotavento Algarvio, irá contribuir para o assoreamento futuro da barra», segundo o BE.

A mesma associação queixa-se de que as lamas estão a ser depositadas em locais que são «bons pesqueiros», onde as embarcações mais pequenas deixarão de poder pescar.

festival do marisco de olhao
gala do desporto

Também poderá gostar

raimundo cdu

Podcast Voz da Campanha: A esquerda, a estratégia e agricultura

Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

Podcast Voz da Campanha: Na cidade onde as ruas não têm nomes

Foto: Luís Forra/Lusa

Legislativas: Mortágua usa habitação como trunfo para captar eleitores do Chega no Algarve