Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

O PCP quer que o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) passe a ter as especialidades de Cirurgia Cardiotorácica e Cirurgia Vascular. Os comunistas consideram que o Serviço Nacional de Saúde no Algarve «deve ser dotado destas valências» e questionaram o ministério da Saúde sobre as intenções do Governo nesta matéria.

Na pergunta feita ao Ministério da Saúde pelos deputados Paulo Sá, eleito pelo Algarve, e Carla Cruz, o PCP explica que «o Centro Hospitalar Universitário do Algarve não dispõe de um serviço de Cirurgia Cardiotorácica, apesar de na região (e no Baixo Alentejo) serem referenciados para esta especialidade centenas de doentes por ano».

Segundo os comunistas, «a inexistência desta valência nos hospitais públicos da região algarvia implica que os doentes têm de ser encaminhados para hospitais públicos em Lisboa ou que, se tiverem capacidade financeira, recorram a hospitais privados no Algarve».

vamos à vila 2025

O PCP acrescenta que, de acordo com informação recolhida numa visita ao Serviço de Cardiologia do Hospital de Faro, «há especialistas nesta área disponíveis para vir para o Algarve, caso se opte pela criação desta valência nos hospitais públicos da região».

Já o facto de não haver também Cirurgia Vascular no Algarve, o que obriga ao encaminhamento dos doentes para Lisboa, pode levar, «em situações críticas (por exemplo, no caso de uma rutura de um aneurisma da aorta abdominal)» à morte do doente, segundo os comunistas.

Por isso, considera o PCP, «o Serviço Nacional de Saúde no Algarve deve ser dotado destas valências – Cirurgia Cardiotorácica e Cirurgia Vascular – de forma a garantir aos utentes da região um tratamento mais adequado das doenças do coração e do sistema cardiovascular».

Em específico, o Grupo Parlamentar do PCP quer saber se o Governo reconhece «que dotar o Centro Hospitalar Universitário do Algarve das valências de Cirurgia Cardiotorácica e de Cirurgia vascular contribuiria para melhorar os cuidados de saúde prestados na região aos utentes com doenças do coração ou do sistema cardiovascular», se tenciona criar estas valências nos hospitais públicos algarvios, se já foram tomados passos nesse sentido e quando se prevêm que estas especialidades possam estar disponíveis no CHUA.

sessões de cinema de inverno
teatro das figuras

Também poderá gostar

Fotografia de Vitor Proenca

Autárquicas: CDU aposta no regresso de Vítor Proença à Câmara de Santiago do Cacém

O primeiro-ministro, Luís Montenegro (E), ladeado pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro (D), durante a discussão da moção de censura do PCP ao XXIV Governo Constitucional, na Assembleia da República, em Lisboa, 05 de março de 2025. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Moção de censura do PCP rejeitada pelo parlamento, Montenegro anuncia moção de confiança

medico medicina saude foto arquivo internet

PCP quer ouvir ministra da Saúde sobre atrasos na conclusão do Hospital Central do Alentejo