Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
gala do desporto

João Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Transição Energética, mandou investigar o caso da pedreira da Palmeira, em Monchique, e espera receber «dentro de dias» os resultados dessa inspeção.

O governante revelou aos jornalistas estar «à espera» das conclusões da investigação.

«Se da inspeção resultar a indicação de que se deve encerrar a pedreira, concordarei certamente», adiantou Matos Fernandes, que esta quinta-feira, 6 de Dezembro, participou no encerramento do seminário “Economia Circular do Algarve”, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, em Faro.

infraquinta rumo à sustentabilidade

A Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) já tinha garantido, ao Sul Informação, que está a «acompanhar de perto» o caso da pedreira da Palmeira, em Monchique, que não cumpre regras há 15 anos, garantindo que irá «intervir, caso se justifique».

Sul Informação

Em declarações ao nosso jornal, Nuno Banza, inspetor-geral do IGAMAOT, tinha dito que «o assunto está a ser tratado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), mas nós vamos analisar o auto de notícia que recebemos e poderemos ser nós ou a ASAE a instruir o processo».

A pedreira da Palmeira labora numa zona que é Rede Natura 2000 e que faz parte do perímetro de proteção da Água Mineral das Caldas de Monchique, uma situação que, segundo documentação a que o nosso jornal teve acesso, está também a preocupar a Sociedade das Águas de Monchique.

Aquela exploração de sienito está licenciada desde 1988, mas esteve sem laborar entre 1997 e 2003, tendo retomado os trabalhos nesse ano.

Desde então, têm sido feitas denúncias e queixas pelos moradores devido ao incumprimento de várias regras, como o horário de trabalho da pedreira ou o constante alargamento da área de exploração sem permissão, o que até já levou a Câmara de Monchique a embargar fora da zona licenciada, tal como o Sul Informação revelou em primeira mão no passado dia 30 de Novembro.

jf-quarteira
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

casa-praia-de-faro-slider

Lançado concurso para demolição de 49 «edificações precárias» na Praia de Faro

Cimabaixo_monchique_2|Cimabaixo_monchique_1|Cartaz programa.cdr

Algarve vai ter 39 novos autocarros elétricos com investimento PRR de 10,7 milhões

unnamed

Projeto internacional cria estúdios de gravação na natureza em Monchique