Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Luís Monteiro, deputado Bloco de Esquerda, responsável pela área do Ensino Superior no seio do Grupo Parlamentar bloquista, participa, na próxima segunda-feira, 19 de Novembro, uma campanha contra a existência de propinas, na Universidade do Algarve, em Faro. 

Do programa consta a distribuição de panfletos sobre as propinas no Campus da Penha (12h00) e em Gambelas (14h00), bem como um almoço na cantina com estudantes.

Esta campanha já passou por Lisboa, Porto e Évora e chega, agora, ao Algarve. Irão juntar-se a esta iniciativa o deputado algarvio João Vasconcelos e responsáveis das estruturas políticas do partido na região.

maozorra

Segundo o Bloco de Esquerda, o partido «tem dinamizado uma campanha nacional dedicada ao ensino superior, a qual começou por centrar-se na problemática da falta de alojamento estudantil, mas está agora focada na questão das propinas».

«A falta de alojamento para estudantes é um problema que se tem agravado nos últimos anos. Tendo em conta a crise da habitação e as suas consequências no alojamento universitário, com especial incidência em Lisboa e no Porto, que se intensifica com a falta de investimentos em residências universitárias por parte das instituições de ensino superior», diz o BE.

Este é um tema que o Bloco «quer reintroduzir na agenda da Assembleia da República e na discussão do OE 2019».

Quanto às propinas, «atualmente, tendo em conta que o Bloco conseguiu a redução do valor da propina máxima em mais de 200 euros – passo histórico na luta pelo fim da propina, tendo em conta que há mais de 20 anos que era “impossível” tocar nas propinas – a campanha destaca esta questão, mantendo vivo o debate sobre um melhor ensino superior e continuando a luta pelo objetivo final: o fim das propinas».

Segundo o partido político, «as propinas constituem o principal obstáculo ao direito à educação. Os estudantes são diretamente responsáveis cerca de um terço do financiamento das Universidades e Politécnicos. O Estado desresponsabiliza-se do financiamento do Ensino Superior enquanto os estudantes são empurrados para o trabalho precário e as suas famílias sobrecarregadas financeiramente».

festival do marisco de olhao
zoomarine

Também poderá gostar

raimundo cdu

Podcast Voz da Campanha: A esquerda, a estratégia e agricultura

Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

Podcast Voz da Campanha: Na cidade onde as ruas não têm nomes

Foto: Luís Forra/Lusa

Legislativas: Mortágua usa habitação como trunfo para captar eleitores do Chega no Algarve