Votação dos dois Orçamentos Participativos de Odemira decorre em Novembro

Em Novembro, os munícipes poderão votar tanto no OP Municipal, como no das freguesias

Os munícipes de Odemira vão poder escolher entre as 53 propostas de investimento público constantes nos Orçamentos Participativos Municipal e das Freguesias durante o mês de Novembro. A votação estão 18 propostas para o concelho e 35 relativas a projetos nas 13 freguesias odemirenses.

Esta será a primeira vez que a votação em ambos os processos de participação cidadão, os OP Municipal e das Freguesias, decorrerá em simultâneo.

É que, em Odemira, há dois processos distintos a decorrer. Um diz respeito a investimentos a ser realizados pela Câmara Municipal, para os quais foi alocada uma verba total de 500 mil euros, dividido em 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias com população inferior a 1500 habitantes e outros 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias com população superior a 1500 habitantes. Cada proposta não poderá exceder o limite máximo de 125 mil euros.

Já OP das Freguesias, no valor de 10 mil euros por Freguesia, «tem normas uniformes, mas adaptadas à realidade de cada Freguesia». Em ambos os casos, as propostas vencedoras serão incluídos nos respetivos orçamentos de 2019.

Este ano, foi introduzida uma novidade, a possibilidade de votar por SMS, além do voto online e presencial, que já antes estavam instituídos.

Para votar através de SMS, «basta enviar para o número 4902 com o texto: ODM Pxx (inserir nº da proposta OP municipal) Pxx (inserir nº da proposta OP Freguesias) Nº BI/CC DATA DE NASCIMENTO (ano, mês, dia) ACEITO».

A votação online ser pode concretizada através da página da câmara de Odemira, «a plataforma online do processo de OP de Odemira, que congrega toda a informação desde o primeiro OP, em 2011». O voto presencial pode ser efetuado no Balcão Único do Município de Odemira (de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00 horas) ou nas sedes das Freguesia. Podem votar todos os cidadãos com idades a partir dos 14 anos, residentes, trabalhadores ou estudantes na freguesia.

Comentários

pub