Um conjunto de mosaicos das Ruínas Romanas de Milreu, localizadas em Estoi, no concelho de Faro, está a ser alvo de trabalhos de conservação e restauro, promovidos pela Direção Regional de Cultura do Algarve.
Os mosaicos que estão a ser intervencionados correspondem a uma fase de remodelação e ampliação da Villa Romana nos séculos III e IV d.C. e incluem «o famoso pavimento “dos peixes e da lula sorridente” e os pavimentos dos cubicula, que lhe estão anexos».
Esta intervenção tem como objetivo «a conservação e a preservação do conjunto, bem como melhorar a leitura e a compreensão deste importante conjunto artístico», explica a Direção Regional de Cultura.
Os trabalhos de conservação e restauro estão a cargo da firma “Nova Conservação – Restauro e Conservação do Património Artístico e Cultural, Lda” e devem durar cinco meses.
Os trabalhos vão custar cerca de 30 mil euros e enquadram-se no Projeto de Conservação Requalificação das Ruínas Romanas de Milreu, que ascende a perto de 530 mil euros e que foi aprovado pelo Programa CRESC Algarve 2020, com previsão de execução até 2020.
Segundo a Direção Regional de Cultura, «no trabalho em curso estão a ser realizadas ações de limpeza dos mosaicos, tratamento de infestantes, aplicação de argamassas de consolidação e refechamento de juntas. Os muros e os revestimentos das paredes dos compartimentos que integram os painéis de mosaicos serão também alvo de trabalhos de reparação e consolidação».
Os trabalhos vão condicionar a circulação nas Ruínas de Milreu, facto que leva o organismo que tutela o monumento a pedir a compreensão dos visitantes.