Passar a manhã com um pastor, como forma de valorizar a cabra de raça algarvia. Assim vai ser um workshop que decorre no próximo dia 4 de Outubro, a partir das 9h30, no Monte da Corte da Seda, em Alcoutim.
«O objetivo é aprender a arte de pastorear com um verdadeiro pastor, aproveitando a beleza e tranquilidade que a serra algarvia proporciona ao turista», explica a associação Odiana, organizadora da iniciativa.
Trata-se da primeira edição deste workshop que se pretende inovador, realizando uma caminhada com um rebanho pelos trilhos da serra. Esta é mesmo a «oportunidade ideal para conhecer aspetos da história da Cabra de Raça Algarvia, nomeadamente, comportamento, hábitos alimentares e tradições».
Para concluir haverá um piquenique com degustação de produtos regionais, onde o queijo de cabra fresco assume protagonismo. O ponto de encontro é no Monte da Corte da Seda, em Alcoutim, onde os participantes serão depois transportados para o local da caminhada em viaturas todo o terreno.
A data prevista para o workshop é dia 4 de Outubro, das 09h30 às 12h30, com organização da Odiana.
Para já, a associação abriu um formulário para pré-inscrições que decorre até 2 de Outubro e pode ser feito aqui.
O número mínimo de participantes para a realização do workshop é de quatro pessoas e o máximo de 20.
Reunidas estas condições, os participantes (por ordem de inscrição) irão receber email de confirmação e NIB para pagamento prévio obrigatório de 30 euros (ou 15 euros no caso de crianças até aos 12 anos). Não havendo número mínimo de participantes, a Odiana reserva-se ao direito de alterar a data do workshop, sempre em articulação com os inscritos interessados.
Esta atividade decorre no seguimento do projeto da Odiana “Oficinas do Saber Tradicional”, em estreita colaboração com a empresa “Fonte d’ Almece”.
«O objetivo é a revitalização turística das atividades tradicionais do Baixo Guadiana através de experiências únicas que atraiam mais turistas e envolvam a comunidade local na cultura identitária do Baixo Guadiana», diz a Odiana.
A iniciativa está inserida no projeto Creatour que pretende pilotar uma agenda de investigação centrada no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais.
O Creatour é coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020.