Mais de 50 mil espectadores assistiram ao Campeonato do Mundo de Superbike no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, no passado fim de semana. A etapa algarvia do mundial, disputada entre 14 e 16 de Fevereiro, juntou os melhores pilotos da modalidade, alguns dos quais já se encontravam desde Agosto na região, a treinar.
Esta foi a 10ª ronda do Mundial de Superbikes e disputou-se após cerca de dois meses de interrupção do campeonato. Um momento muito aguardado pelos fãs desta modalidade, que se refletiu na adesão do público. As duas corridas a contar para o WorldSBK foram ganhas por Jonathan Rea, que liderada a classificação geral.
Segundo o Autódromo Internacional do Algarve, o número de espectadores subiu dos 42 mil de 2017 para mais de 50 mil, este ano, «um número que a organização considera impressionante».
Para isso, contribuíram algumas alterações que foram feitas ao campeonato «com o objectivo de criar novamente uma maior proximidade entre o público e as corridas. A colocação do pódio no paddock foi uma das novidades, permitindo a todos os visitantes a possibilidade de festejarem bem de perto com os seus ídolos».

E se, por um lado, havia as estrelas do motociclismo e as suas máquinas, também marcaram presença no autódromo celebridades de outras áreas. No sábado, as grandes atrações foram Miguel Oliveira, piloto português que está a competir no maior campeonato de motociclismo do mundo, o Moto2, e a apresentadora de televisão Cristina Ferreira. No domingo, estiveram no AIA os membros da SAD do Portimonense, acompanhados por Jackson Martínez, internacional colombiano cuja contratação pelo emblema algarvio causou furor, e Jadson, seu companheiro de equipa.
«Entre exposições de várias marcas de motos, ofertas de voltas em pista com o Miguel Oliveira, espaços de merchandising oficial, muitas foram as ofertas paralelas ao espetáculo principal, que são as corridas», segundo o AIA.
Além do campeonato de Superbikes, onde não há nenhum representante luso, foram disputadas em Portimão rondas de mais três competições: Mundial de Supersport, Mundial de Supersport 300 e Europeu de Superstock 1000.
«Destes quatro campeonatos dois deles contaram com a presença de pilotos portugueses. Entre as Supersport, Ivo Lopes fez a sua estreia no campeonato aos comandos da Yamaha R6 devidamente preparada para esta aparição. Já nas Supersport 300, Tomás Alonso, que está a fazer o campeonato na totalidade ficou com o 25º lugar, enquanto Pedro Fragoso, a fazer a sua estreia no Mundial, ficou com 35ª posição», concluiu o Autódromo Internacional do Algarve.