Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

O Festival de Astronomia “AstroFoia”, que decorre a 15 de Setembro, na Fóia, em Monchique, vai recolher donativos para ajudar as vítimas do grande incêndio que assolou aquele concelho. 

A festa da astronomia decorrerá a partir das 17h00 e «pretende promover a observação astronómica no ponto mais alto do Algarve, fomentar o contacto entre as comunidade de astrónomos e a comunidade de Monchique, em ambiente de convívio, lazer e da promoção da cultura científica», explica o Centro Ciência Viva de Lagos, um dos organizadores da iniciativa.

Após os fogos florestais que devastaram o concelho de Monchique, o “AstroFoia” inclui este ano uma dimensão solidária e de ajuda à comunidade, convidando-se os participantes a levarem um donativo para ajudar Monchique, através da Plataforma Ajuda Monchique.

festival do marisco de olhao

Foram ainda convidadas a estarem presentes várias associações locais (produtores e projetos de solidariedade) que irão ter os seus produtos à venda.

O III “AstroFoia” incluirá um piquenique de convívio antecedendo as observações astronómicas. Com início às 19h30, pretende-se assim promover a troca de experiências e conhecimento entre astrónomos amadores, equipas dos Centros Ciência Viva e o público em geral. A refeição será em formato de partilha pelo que os participantes são convidados a contribuírem com algo para comer ou beber.

Esta iniciativa é promovida pelo Centro Ciência Viva de Lagos, em parceria com os Centros Ciência Viva de Faro e de Tavira e o Clube de Astronomia de Albufeira.

 

Programa: 

17h00 – Observação do Sol e Oficinas de Ciência
19h30 – Piquenique Astronómico
21h00 – Observação Noturna com uma Viagem pelo Céu de Fim de Verão

lagos eventos

Também poderá gostar

Eclipse parcial do Sol, visto na Serra de Monchique - Foto: Nelson Inácio

Centros Ciência Viva algarvios organizam observação segura do eclipse do Sol

medico saude medicina

Municípios do interior com dificuldades para fixar médicos, mas há casos de sucesso

Carros Clássicos_ CR (74)

VW Clássicos do Algarve encontram-se no alto da Fóia