Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Ana Sofia Silva Guerreiro, aluna louletana, venceu uma Menção Honrosa na 33ª edição das Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, que estão a decorrer em Monte Gordo e em La Rábida, em Espanha. A jovem algarvia, aluna do 12º ano, recebeu a distinção por ter respondido a uma pergunta com a pontuação máxima.

Portugal, Espanha, Argentina e Brasil conquistaram as medalhas de ouro do certame. O aluno mais bem qualificado na tabela é espanhol, no entanto, a equipa que somou mais pontos foi a Argentina. Na competição participaram 22 países e 80 alunos.

Nesta competição, foram entregues sete medalhas de ouro, 19 de prata e 22 de bronze, sendo que Portugal venceu uma medalha de ouro e duas de prata. Pedro Moreira Fernandes (Pombal, 12º ano) é o responsável pela medalha de ouro portuguesa. Kevin Luiz Ponte Pucci (Chaves, 11º ano) e Rodrigo Tuna de Andrade (Matosinhos, 11º ano) conquistaram as medalhas de prata.

festival do marisco de olhao

A decorrer de ambos os lados do Guadiana, a competição é uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Matemática e da Real Sociedad Matemática Española.

Portugal já foi anfitrião das Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática em 2007, em Coimbra.

A participação de Portugal nas OIAM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Pathena apoiam a realização das Olimpíadas.

Os alunos que queiram vir a ocupar um lugar nas equipas que representam Portugal nas competições internacionais deverão começar por participar nas XXXVII Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM). As inscrições estarão abertas a partir da próxima semana aqui.

inframoura cada gota importa

Também poderá gostar

Encontro Nacional de Professores de Geografia (6)

Mudança Climática foi tema do Encontro Nacional de Professores de Geografia em Loulé

business meeting|Group of people clap their arm in row during seminar

Algarve 2030 apoia projetos em escolas de territórios de intervenção prioritária

Fachada da escola das Naus

Banco Europeu de Investimento aprova empréstimo que permitirá requalificar escolas no Algarve