Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

A partir de sábado, dia 18, haverá uma « subida generalizada das temperaturas», mas esta situação é «característica do período de Verão», anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo este organismo, o anticiclone dos Açores está agora no sítio certo, ou seja, «localizado sobre este arquipélago», e «estende-se em crista até ao golfo da Biscaia e, em combinação com a depressão térmica, dá origem a uma corrente de leste, com o transporte de uma massa de ar quente e seco, com trajeto pela Península Ibérica e Marrocos».

Deste modo, no sábado, dia 18, a temperatura máxima do ar irá registar uma «subida acentuada, em especial no litoral».

vamos à vila 2025

A temperatura mínima irá registar também uma subida, «em particular na noite de sábado para domingo».

O IPMA acrescenta que, no fim-de-semana, dias 18 e 19, os valores da temperatura máxima deverão variar entre 28 e 35°C nas regiões do litoral, entre 29 e 34°C nas regiões do interior Norte e entre 35 e 39°C nas regiões do interior do Centro e Sul.

Os valores da temperatura máxima poderão mesmo atingir 40°C em alguns locais do Alentejo e vale do Tejo.

Quanto aos valores da temperatura mínima, deverão variar entre 17 e 22°C a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, sendo expectáveis valores entre 21 e 25°C a sul deste sistema.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante leste, por vezes forte nas terras altas, podendo ainda fazer-se sentir o efeito da brisa no dia 18, mas com fraca intensidade.

De acordo com a meteorologia, «esta situação de tempo quente e seco deverá manter-se pelo menos até dia 21 de Agosto, com valores de temperatura típicos destas situações, mas claramente inferiores aos registados na onda de calor do início do mês».

sessões de cinema de inverno
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

CHUVA_TEMPESTADE_GUARDA CHUVA_MAU TEMPO4

Évora e Beja sob aviso amarelo por causa da chuva

Mother and son with umbrella walking in the rain

Abril chuvoso em todo o país fez desaparecer a seca até no Algarve e Alentejo

beja. vento. 2 de Maio. 3

Ventos fortes que atingiram Beja e Campo Maior qualificados como tornados