Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

O ministro da Cultura Luís Filipe de Castro Mendes lamenta «profundamente a morte do professor José Silva Louro», em nota de pesar hoje divulgada.

Classificando-o como «pedagogo e rosto reconhecido e admirado na vida académica e cultural do Algarve», o ministro afirma que José Louro «deixa uma marca indelével em toda uma geração de alunos e artistas portugueses».

Enquanto professor do ensino secundário, recorda a nota do Ministério da Cultura, lecionou em várias escolas do país, onde se destacam os Açores e Faro, cidade onde acabou por se fixar.

lagos eventos

«Fazia das suas funções de professor uma militante defesa do Teatro e da Literatura, despertando em muitos dos seus alunos a paixão por estas duas áreas artísticas».

Fundou o grupo de teatro universitário SIN-CERA (Teatro da Universidade do Algarve), a ACTA (Companhia de Teatro do Algarve), foi programador do Teatro Lethes e integrou o Conselho de Administração do Teatro das Figuras.

«Esteve ligado a muitos projetos de Teatro na região do Algarve, destacando-se sempre pela sua enorme generosidade colaborando, sempre que lhe era solicitado, como encenador, dramaturgo ou apenas conselheiro de vários projetos artísticos», diz ainda a nota.

Em 2016, a Direção Regional de Cultural do Algarve distinguiu-o com o prémio “Maria Veleda”, destacando a «luta percorrida de José Louro na educação pelas Artes e, em particular, no desenvolvimento do Teatro no Algarve».

«Incansável espectador, será eternamente lembrado como “O Semeador de Teatro”», conclui a nota do ministro Luís Filipe de Castro Mendes, que envia «as mais sentidas condolências» à família.

inframoura cada gota importa
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro

Foto: The Waterboys / Facebook

The Waterboys, Moonspell e The Black Mamba atuam na 43ª Concentração de Faro