Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner desporto portimao

As localidades de Falacho e Falacho de Cima, a pouco mais de dois quilómetros da cidade de Silves, estão a ser evacuadas devido à proximidade das chamas. O incêndio, que começou na sexta-feira em Monchique, alastrou ontem ao concelho vizinho e está a aproximar-se destes dois aglomerados populacionais, embora não haja informações de habitações em risco, revelou ao Sul Informação a presidente da Câmara de Silves Rosa Palma.

Segundo a edil silvense, a situação «complicou-se na noite de segunda-feira», o que levou a que fossem evacuadas casas isoladas e aglomerados populacionais. Desde ontem e ao longo da noite, o fogo andou perto do Zebro de Cima. Hoje, ameaça Falacho e Falacho de Cima.

«Temos estado a convidar as pessoas a deixar as suas casas, pelo menos na fase de maior risco. As pessoas têm compreendido. Umas estão a ir para casa de familiares, outras são deslocados para a Escola Garcia Domingos, onde os podemos receber e temos apoio logístico», revelou Rosa Palma.

festival do marisco de olhao

«As condições climatéricas adversas que se fazem sentir não têm ajudado e têm levantado vários pontos de fogo dispersos. Está muito complicado», acrescentou.

No terreno, estão já bombeiros e meios a combater as chamas, mas a presidente da Câmara de Silves pede «que venham mais, porque os operacionais estão a ficar cansados». A população do Zebro de Cima acabou por ter de combater as chamas sozinha, durante a noite e boa parte da manhã, já que os meios que ali estavam foram enviados para outro local.

De manhã, começaram a ser ajudados por um helicóptero. Entretanto, três aviões Canadair estão já a atuar nesta frente de incêndio que lavra em Silves , que têm «dado uma ajuda».

A Câmara de Silves, garantiu Rosa Palma, fez o trabalho de casa e tem «a larga maioria das faixas de combustível feitas», bem como «todos os acessos». Mas, tendo em conta «que o fogo está a saltar» e devido ao vento, «tem sido difícil para os bombeiros combater as chamas».

Igualmente feito está «o levantamento de toda a habitação dispersa» existente no concelho. «Sabemos quais as casas habitadas, quais as pessoas com mobilidade reduzida, o que facilita o processo de relocalização quando há situações de perigo», assegurou.

infraquinta rumo à sustentabilidade
vilavita

Também poderá gostar

Sul Informação - Villa Termal Spa Hotel reabre renovado em Monchique antes de mais obras de renovação

Villa Termal Spa Hotel reabre renovado em Monchique antes de mais obras de renovação

Sul Informação - Obras na fachada do Museu de Arqueologia condicionam trânsito numa rua de Silves

Obras na fachada do Museu de Arqueologia condicionam trânsito numa rua de Silves

Obras modernização PRR escolas

Quatro escolas do Algarve sofrem 31 milhões de euros de obras de modernização pagas pelo PRR