Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O enoturismo é um produto que tem vindo a ganhar «cada vez mais adeptos» no Algarve, segundo a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA). 

Em comunicado, a CVA diz que esta tem sido uma das suas apostas, passando «pela dinamização das visitas às quintas e adegas da região, no sentido de tirar partido dos milhares de visitantes que escolhem o Algarve para férias».

É com esta premissa da divulgação dos produtores e das potencialidades enoturísticas do Algarve que a CVA lançou, no início deste ano na BTL, no stand do Turismo do Algarve, o Mapa da Região Vitivinícola do Algarve.

sessões de cinema de inverno

Distribuído de forma gratuita, em colaboração com a Região de Turismo do Algarve, nos postos de turismo e também através de outros promotores turísticos, o mapa é uma forma prática e acessível para qualquer visitante encontrar a localização de todos os produtores regionais, o seu contacto e serviços associados, desde as provas, à venda e visitas guiadas.

A par desta distribuição generalizada, «os produtores algarvios começam a apostar também no enoturismo de forma consistente e com programas próprios», segundo a CVA.

Com a aproximação das vindimas, são várias as opções possíveis, sendo um dos exemplos a parceria da Quinta da Tôr com a Câmara de Loulé, que integra as vindimas no seu projeto Loulé Criativo, visando a promoção da identidade do território, através da participação em atividades diversas.

O programa não inclui só trabalho na vinha, mas também o tradicional convívio vinícola, sobretudo ao almoço, com produtos e vinho do Algarve, aliados depois à parte prática de fazer o vinho de forma tradicional com a pisa a pés dos cachos já na adega.

Estes tipos de propostas começam a surgir de forma regular e generalizada na região, «sendo mais o enoturismo um produto que ganha cada vez mais adeptos e que não pode passar ao lado de uma região que já por si é das mais visitadas e que necessita aproveitar esse fluxo para diversificar a oferta».

Neste sentido, a CVA está também a preparar uma aplicação móvel, a lançar até ao final do ano, que irá permitir o acesso de forma sempre atualizada e geolocalizada, não só das informações que constam do referido mapa da Região Vitivinícola, mas associando-a aos locais de comercialização de vinho do Algarve, juntamente com notícias e eventos associados à marca Vinhos do Algarve.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

Vinhos_Prova de vinhos_Depositphotos_164300186_L

Mais de 300 vinhos do Alentejo presentes no 10º ÉvoraWine em Maio

Vinhos_Prova de vinhos_Depositphotos_164300186_L

Feira de Enoturismo do Algarve foi «momento de afirmação da região como destino vínico de referência»

Algarve Wine Tourism

Feira de Enoturismo do Algarve reúne profissionais para promover região como destino vínico