FACECO precisa de alargar o seu espaço para acolher todos

Para crescer, a feira precisa de parcerias e de mais espaço de estacionamento para acolher os visitantes

A FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que este domingo à noite termina em São Teotónio, precisa de espaço para crescer, admitiu hoje, em conferência de imprensa de balanço, o presidente da Câmara Municipal de Odemira.

A edição deste ano, que recebeu «entre 28 a 30 mil pessoas», acolhendo um «número recorde» de perto de 280 expositores, demonstrou que há interesse, por parte dos agentes económicos, em que a feira cresça.

«Alargar o espaço da FACECO é questão que se coloca desde há dez anos e até temos planos para isso», recordou José Alberto Guerreiro.

Só que, com a crise, «vimos reduzidas as nossas receitas e condicionado o recurso ao crédito, ao mesmo tempo que o novo quadro comunitário não permite investir em instalações para estas iniciativas. Por isso, vimo-nos obrigados a adiar esses planos», disse o autarca de Odemira.

Para ultrapassar essa questão, salientou José Alberto Guerreiro, «precisamos de parceiros». «Esta edição deu sinais de que é possível voltar a ter uma aproximação à Caixa Agrícola de São Teotónio», que, aliás, até «esteve na origem da FACECO». Mas poderá haver parcerias com outras empresas que operam no concelho, nomeadamente as ligadas à nova agricultura.

Para que o espaço da feira cresça, de modo a acolher mais expositores, é preciso também dar condições aos visitantes. E, para tal, frisou o presidente da Câmara, «há a necessidade de alargar o estacionamento», já que isso «condiciona a vinda de mais gente».

Para a corrente edição de 2018, a autarquia já comprou um terreno na parte mais alta da feira, onde instalou um novo parque de estacionamento, mas tem ainda a «intenção de ordenar melhor aquele terreno». Mas «ainda é curto».

Sem querer levantar a ponta do véu, o edil odemirense já anunciou que, em 2019, «teremos aqui novidades». José Alberto Guerreiro respondeu apenas com um sorriso às perguntas dos jornalistas sobre quais serão essas novidades.

 

Dário Guerreiro, presidente da Junta de Freguesia de São Teotónio, Telma Guerreiro (vereadora), Ricardo Cardoso (vice presidente), José Alberto Guerreiro (presidente), Deolinda Seno Luís (vereadora) e Pedro Ramos (vereador)

 

Clique aqui para ver a fotogaleria sobre toda a feira

 

 

Comentários

pub