Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Sul InformaçãoUma exposição, a inaugurar este sábado, 14 de Julho, às 19h00, dá a conhecer a história da Praça da República (atual Alameda) de Portimão.

Proposta pelo GAMP – Grupo de Amigos do Museu de Portimão e pela Junta de Freguesia de Portimão, em estreita colaboração com o Museu de Portimão, esta exposição é um convite para descobrir a história deste espaço, do centro da cidade, designado por Praça da República, no local anteriormente ocupado pelos Largos do Pelourinho e do Rossio, da então Vila Nova de Portimão.

Integrada no projeto “Passear Pela História”, iniciado pelo GAMP no Verão de 2017 na Praça Manuel Teixeira Gomes, a nova exposição chega este ano à conhecida “Alameda”, «para oferecer um agradável e inesperado encontro com as imagens que marcam a evolução deste dinâmico espaço de Portimão, dando a conhecer as suas histórias, memórias e transformações», diz a organização.

recrutamento zoomarine 2025

Enquanto área urbana dominada e influenciada, desde o século XVII, pelo imponente edifício da Igreja e Colégio dos Jesuítas, esta zona sempre foi um local de intensa atividade religiosa, cultural e social.

Através de sucessivos serviços aí instalados, como foi o acaso, entre outros, do Teatro de S. Camilo, do hospital e albergue da Misericórdia, Tribunal Judicial ou quartel dos Bombeiros, tornou-se, após a construção do Mercado das Frutas e Hortaliças (1914- 1988), «num dinâmico e central ponto de encontro, de intercâmbio e comércio dos produtos da terra e do mar, aspetos que poderão ser revisitados através de 10 painéis metálicos e 20 fotografias de grandes dimensões que constituem esta mostra ao ar livre».

O Mercado, um interessante exemplar da arquitetura da 1ª República, viria a ser demolido nos anos 2000, deixando no seu lugar uma praça enorme e algo inóspita, a atual Alameda.

“Passear pela História” é uma proposta de exposições exteriores, em locais públicos de Portimão, que pretende fortalecer a identidade da comunidade, valorizar a cidade e o Município, enquanto destino cultural e de lazer, quer dos seus habitantes quer dos seus visitantes e turistas, uma descontraída viagem no tempo, entre memórias e as vivências sociais resultantes de uma geografia marítima, rural, industrial e comercial que sempre caracterizou historicamente este Município.

Esta exposição pode ser vista até 2 de Setembro, ao ar livre.

Adicione este evento ao seu calendário

recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

unnamed

Björn Heyn mostra como “Gelado é Melhor que Matemática!” na galeria Gama Rama