Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Sul InformaçãoOs sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo regressam a Cacela Velha, entre 13 e 15 de Julho, em mais uma edição das “Noites d’Encanto”.

Durante três dias, «os múltiplos recantos da vila histórica irão receber coloridos mercados (souk), salões de chá, workshops, exposições, dança e música, recriando a tolerância e a convivialidade da história do antigo al-Andalus», adianta a Câmara de Vila Real de Santo António.

Segundo a autarquia, «nesta edição estarão em destaque as músicas do Gharb al-Andalus, assim como as sonoridades e dança oriental. A iniciativa reserva ainda espaço para a declamação de poesia luso-árabe e integra uma exposição de instrumentos de música árabe (no pátio da Casa do Pároco)».

infraquinta rumo à sustentabilidade

Com a Ria Formosa como pano de fundo, o evento «revisita os tempos em que a população moura tinha um importante peso no sul do território, cujas marcas ainda hoje estão presentes nos hábitos, nos costumes e nas paisagens».

Ao longo de todo o fim de semana, acrescenta a Câmara, «dezenas de artesãos de diferentes culturas irão mostrar aos milhares de visitantes as suas tradições, trazendo produtos tão diversos como tapetes, acessórios de decoração, chás e especiarias».

Também a gastronomia «terá um espaço de relevo, com alguns clássicos da cozinha marroquina, como couscous, espetadas e kebab».

O Cemitério Antigo de Cacela Velha voltará a converter-se num salão de chá e de jogos de tabuleiro islâmicos, «que representam uma das faces lúdicas da atividade humana, desde tempos imemoriais, cujo legado nos foi deixado por cristãos e árabes».

As Noites d’Encanto são uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), da Ibérica – Eventos e Espetáculos e da Associação de Defesa do Património de Cacela (Adrip). A entrada é gratuita.

Adicione este evento ao seu calendário

jf-quarteira

Também poderá gostar

caia-me_dia da cal_cacela velha_foto

Cacela Velha pede: «Caia-me!»

festival setecentista vrsa (15)

Vila Real de Santo António viaja até ao século XVIII no Festival Setecentista

Cuca Roseta foi a convidada para atuar duas vezes

Cuca Roseta canta o fado nos 249 anos de VRSA