Os cidadãos de Aljezur estão a ser convidados para participar num cordão humano contra a prospeção e exploração de combustíveis fósseis no mar ao largo daquela vila, marcado para sábado, dia 7 de Julho, às 15 horas, na praia de Monte Clérigo.
Os organizadores da iniciativa “Petróleo é Má Onda” desafiam «todos aqueles que querem defender o mar» a marcar presença nesta praia «com uma cruz preta pintada na cara», para se juntarem a um protesto a nível nacional.
No dia 7, dizem os organizadores desta iniciativa, «amantes do mar, da natureza e de uma vida sustentável, turistas, pescadores, surfistas, body boarders e nadadores» vão estar em praias portuguesas «para reclamar o espaço do mar como espaço público de todos e contestar a prospeção de hidrocarbonetos promovida pelo Estado Português», que avança «sem estudos ambientais, contra a opinião dos seus habitantes».
«Por um futuro sem furos e pela proteção do ecossistema partilhado por todos, somos a favor da transição energética para as renováveis e descarbonização do país, especialmente tendo em conta os incríveis recursos naturais que temos, como as ondas, o vento e o sol», concluem os responsáveis por esta ação.