Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoAdelino Canário, diretor do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg), é o vice-presidente do “European Marine Biological Resource Centre” (EMBRC-ERIC), uma nova infraestrutura europeia de investigação em ciências marinhas. 

O European Marine Biological Resource Centre (EMBRC-ERIC) foi oficialmente lançado no passado dia 19 de Junho, em Paris.

Esta infraestrutura europeia proporciona à comunidade académica e às empresas um único ponto de acesso a um vasto portefólio de serviços, recursos e conhecimento que os melhores centros de investigação marinha na Europa oferecem. O EMBRC-ERIC abre assim novas oportunidades de investigação marinha e potencia a utilização dos recursos científicos a nível europeu.

festival do marisco de olhao

Sul InformaçãoPara Adelino Canário, recém-nomeado vice-presidente europeu do EMBRC-ERIC, «as vantagens desta infraestrutura para Portugal são claras, pois não só permite que os nossos centros de investigação consigam rentabilizar os recursos científicos que possuem prestando serviços para outros investigadores europeus, como permite que os cientistas portugueses beneficiem de recursos que não encontram em Portugal, o que vem potenciar a sua capacidade de investigação».

O nó português do EMBRC é coordenado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR), na Universidade do Algarve, e inclui também o centro IMAR da Universidade dos Açores, o CIIMAR no Porto e o ACOI na Universidade de Coimbra.

Além de Portugal, o EMBRC-ERIC conta com mais oito países fundadores: Bélgica, Espanha, França, Itália, Grécia, Israel, Noruega e Reino Unido.

Segundo David Paterson, presidente do EMBRC-ERIC, «só através de um esforço verdadeiramente cooperativo entre países da União Europeia e associados é que se vão atingir as ambições do EMBRC-ERIC para fazer avançar a fronteira do conhecimento em ciências biológicas e ecológicas marinhas».

jf-quarteira
municipio de portimao

Também poderá gostar

bycatch tubarões1

Já há um guia para reduzir a captura acessória de tubarões e raias vítimas da pesca de arrasto 

unnamed (1)

Arqueólogos do ICArEHB participam em estudo sobre a última Idade do Gelo

Investigação Tomos Proffitt ICArEHB_UAlg (Custom)

Equipa liderada por investigador da UAlg lança luz sobre produção de ferramentas primitivas