Mundo rural do Baixo Alentejo mostra-se na Feira de Garvão

Depois da Feira do Porco Alentejano e da Ovibeja, a próxima mostra do mundo rural do Baixo Alentejo realiza-se acontece […]

Depois da Feira do Porco Alentejano e da Ovibeja, a próxima mostra do mundo rural do Baixo Alentejo realiza-se acontece durante a Feira de Garvão, no concelho de Ourique, entre 11 e 13 de Maio.

Segundo a Câmara de Ourique, esta 24ª Exposição Agropecuária, é um «palco de memórias, de convergências e de afirmação de uma capacidade produtiva que tem alavancado a economia local e a resiliência de quem trabalha e vive da terra».

A Feira de Garvão «é a exposição agropecuária, são os encontros de produtores, as sessões de esclarecimentos, os concursos das raças autóctones, os leilões, as degustações, a animação musical e um ambiente único, de convívio, de saberes acumulados e de sentido de futuro», acrescenta a autarquia.

A edição de 2018 conta com o Encontro de Produtores de Raça Garvonesa, às 13h00 de sexta-feira, dia 11 de Maio, com o 1º Concurso de Alfeires de Porco Alentejano, às 11h00 de sábado, 12 de Maio, com o XVIII Concursos Regional de Garvão de Rafeiro do Alentejo, às 10h30, com a 2ª Pool de Equitação no trabalho, às 11h00, e com o Encontro de Cante do Baldão, às 15h00 de domingo, 13 de Maio.

Além das exposições de animais e de máquinas agrícolas, da venda de produtos tradicionais e das tasquinhas, «com o melhor da gastronomia regional, a feira terá também animação musical.

Na sexta-feira, 11 de Maio, haverá baile com Fábio Lagarto, às 21h30 e às 00h30 e, pelo meio, está marcado um espetáculo com “Calma e Vento Sul”, às 23h00. Já no sábado, 12 de Maio, está marcado baile com Emanuel Martins, às 21h30 horas e às 00h30, e espetáculo com “Sons do Minho”, às 23h00. Por fim, no domingo, 13 de Maio, haverá espetáculo com “Alma Sul”, às 17h00, e concerto com os “Artesãos da Música”, às 18h30.

Para sábado, às 17h15, está ainda agendada a «tradicional corrida de touros», com a participação dos cavaleiros João Moura, Tito Semedo, Ana Batista, Moura Caetano, Telles Bastos e Duarte Pinto, estando as pegas dos touros da ganadaria Varela Crujo a cargo dos Forcados Amadores da Moita, do Ribatejo e do Redondo.

A Feira de Garvão é promovida pela Câmara Municipal de Ourique em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) e com a Junta de Freguesia de Garvão e Santa Luzia.

Comentários

pub