Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavita

Sul InformaçãoA 27 de Maio, para celebrar o 158º aniversário de Manuel Teixeira Gomes, o Instituto de Cultura Ibero-Atlântica promove, pelo quinto ano consecutivo, agora em colaboração com o Restaurante Faina, no Museu de Portimão, uma tertúlia cultural e literária, com leitura de excertos da obra do escritor portimonense escolhidos por quem quiser degustar um brunch mediterrânico preparado pelo chef Emídio Freire.

A ideia, segundo João Ventura, presidente do ICIA, “é, enleados nos fios do tempo, sentarmo-nos com Manuel Teixeira Gomes olhando com ele a bacia do Arade, com a serra de Monchique ao fundo, tendo como fronteira uma pitoresca aldeia, em forma de pirâmide, que se chama Ferragudo” (“No Algarve”, in Regressos), e imaginarmo-nos numa pausa de uma excursão que o escritor-viajante empreendeu – como relatou ao seu amigo e poeta João de Barros – desde Orão, onde se demorou pouco, seguindo, depois, “para Tlémcen, e daí para Marrocos, onde funciona um serviço perfeito de auto-ónibus, que permite visitar, com grande comodidade e em poucos dias, as suas cidades principais (In Agosto Azul)”.

O momento será aproveitado para o ICIA lançar o Concurso de “Cadernos de Viagem”, em que cada concorrente se imaginará o viajante Manuel Teixeira Gomes em périplo mediterrânico, anotando num Moleskine as suas impressões de viagem.

inframoura cada gota importa

festival do marisco de olhao
joana espadinha ao vivo no tempo

Também poderá gostar

Sul Informação - Feira do Livro de Portimão tem novo formato e mais de 20 autores convidados

Feira do Livro de Portimão tem novo formato e mais de 20 autores convidados

Sul Informação - Museu de Portimão celebra Solstício de Verão com “Pré-História ao Luar”

Museu de Portimão celebra Solstício de Verão com “Pré-História ao Luar”

Sul Informação - Barlavento Ensemble dá Concerto de Verão em Alvor

Barlavento Ensemble dá Concerto de Verão em Alvor