Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoUma réplica da fragata “Hermione”, navio da classe Concorde, a bordo do qual o Marquês de Lafayette embarcou em direção à América do Norte, em 1780, vai atracar já esta terça-feira, 8 de Maio, em Portimão. 

A receção à fragata será feita por um cortejo náutico que acompanhará a entrada no estuário do Rio Arade.

A fragata estará na cidade algarvia de terça a quinta-feira, dia 10 de Maio, e é o ponto de central das comemorações no Algarve do Dia da Europa, que se assinala a 9.

jf-quarteira

Nesse dia, a embarcação francesa vai receber a bordo a cerimónia institucional do hastear da bandeira da União Europeia, ao som do hino da Europa, às 10h00, e as intervenções oficiais também estão marcadas para o Porto de Portimão.

A fragata que transportou o Marquês de La Fayette até aos Estados Unidos da América, em 1780, para lutar pelo lado revolucionário na Guerra da Independência dos Estados Unidos da América, vai também estar aberta a visitas, durante os três dias, entre as 9h30 e as 17h30, e a zona do porto será transformada na “Village La Fayette”, com animação até às 23h00 e vários stands de gastronomia, artigos francófonos e também do Centro Europe Direct Algarve.

As visitas à fragata vão custar 3 euros, para adultos, e 1 euro para crianças, dos 6 aos 12 anos.

Em paralelo com estas atividades, estão ainda marcadas, para o mesmo dia, duas sessões intituladas “Europa nas estórias a falar francês”, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, e «múltiplas iniciativas paralelas, envolvendo as escolas e o movimento associativo», adianta a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Da parte da tarde do dia 9, às 14h30, realiza-se uma sessão aberta ao público dedicada à discussão da Estratégia Regional para o pós-2020, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, pretendendo-se, segundo a CCDR, «o envolvimento dos variados atores económicos e sociais da região».

Durante todo o dia, o Museu Municipal de Portimão terá entrada livre, no âmbito da campanha “A Europa na Minha Região – Europe in my Region”, «que visa dar a conhecer aos cidadãos projetos desenvolvidos como apoio dos fundos da União Europeia na sua área de residência».

A fragata La Fayette foi reconstruída em 2015, de acordo com a traça original, e «é o único navio no mundo construído inteiramente em madeira, utilizando materiais naturais e que continua a navegar pelos oceanos e veio ao Algarve por iniciativa da UFE – União dos Franceses no Estrangeiro (Delegação do Algarve), com o apoio do Município de Portimão e do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, encarnando o espírito de partilha subjacente ao Ano Europeu do Património Cultural’2018», explica a CCDR Algarve.

As comemorações do Dia da Europa no Algarve são organizadas pela CCDR Algarve, pelo Centro de Informação Europe Direct do Algarve, pelo programa operacional CRESC Algarve 2020 e pelo Município de Portimão.

Integrada num evento público, a vinda da fragata para Portimão é uma iniciativa organizada pela delegação algarvia da associação Union des Français de l’Étranger (UFE) que se insere nos valores humanistas portugueses e franceses, sendo esta escala da Hermione «vista como uma ocasião perfeita para reforçar a francofonia que há tanto tempo une estas duas nações», segundo a organização.

Pela sua relevância, foram convidados para a receção da Hermione a Presidência da República Portuguesa, a Marinha Portuguesa e Francesa, as Embaixadas Francesas e dos Estados Unidos da América entre outras instituições governamentais.

Com o apoio do município de Portimão e dos municípios de Lagoa, Faro, Loulé, Olhão, Silves, Lagos, entre outros, «encontram-se reunidas todas as condições para um evento memorável», diz a organização.

Ao longo destes três dias haverá um programa dedicado com espetáculos de música e animação, jantares temáticos a bordo, exposições e conferências, com entrada livre.

A escala em Portimão insere-se no cruzeiro “Voyage Hermione 2018 – Libres ensemble de l’Atlantique à la Méditerranée” de quatro meses e meio que teve inicio em Fevereiro passado em La Rochelle (França) e inclui paragens em Tânger (Marrocos), Barcelona (Espanha), Sète (França), Toulon (França), Marselha (França), Port Vendres (França), Bastia (França), Portimão (Portugal), Pasaia (Espanha), terminando a 16 de Junho, em Bordéus (França).

A UFE – Union des Français de l’Étranger é a mais importante associação mundial de franceses no estrangeiro. Está presente em 150 países através de 170 representações de direito local e reconhecida como de utilidade pública. Festeja este ano 90 anos.

As finalidades da associação são o acolhimento, a convivialidade, a solidariedade e a difusão do esplendor da França no estrangeiro.

inframoura cada gota importa
teatro das figuras faro

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Sul Informação - «É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]

«É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]