Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Sul InformaçãoAs Ruínas Romanas de Milreu acolhem o projeto “Milreu e Artes da Cal”, direcionada para os alunos da Escola Poeta Emiliano da Costa, de Estoi, com uma oficina a realizar-se já no próximo dia 15 de Maio, às 14h30. 

Com uma primeira parte que teve lugar em sala de aula no dia 8 de Maio, onde os alunos entraram em contacto com os materiais e aprenderam a confecionar argamassa de cal para aplicar em pequenos painéis decorativos, a oficina “Cores e Linhas: as composições de Milreu em pintura a fresco” acontece já a 15 de Maio.

Nesta atividade, as cores e as formas geométricas dos mosaicos romanos de Milreu são o mote para uma experiência de pintura a fresco, onde os participantes são convidados a realizar uma pequena peça decorativa, utilizando técnicas e materiais da pintura mural, tendo como motivos inspiradores os elementos decorativos presentes em Milreu.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Tal como a sua designação indica, as pinturas são elaboradas sobre a superfície do suporte de argamassa de cal enquanto esta ainda se encontra fresca.

«Deste modo, durante o processo de carbonatação da cal – secagem da pasta e progressivo endurecimento, ou cura da cal – essa superfície incorpora a tinta feita do mesmo material e os seus pigmentos coloridos, fixando a pintura de um modo mais eficiente que as outras técnicas e promovendo cores vivas e resistentes», explica a Direção Regional de Cultura do Algarve.

No dia 15 de Maio, os alunos irão aprender a confecionar as tintas de cal e decorar painéis com pinturas inspiradas nos motivos decorativos presentes nas ruínas. Durante o processo, os alunos poderão compreender o ciclo da cal e as possibilidades de uso dos materiais.

O projeto “Milreu e as Artes da Cal” regressará às Ruínas Romanas de Milreu no próximo ano lectivo, com a oficina “Composições geométricas em esgrafito” no dia 2 de Outubro e a oficina “Ritmo, repetição e padrões” (ainda a calendarizar).

Esta iniciativa está integrada no programa DiVaM 2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos e resulta de uma parceria entre a Direção Regional de Cultura do Algarve e a QRER – Cooperativa para o desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade.

 

Banner lateral albufeira
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro

Foto: The Waterboys / Facebook

The Waterboys, Moonspell e The Black Mamba atuam na 43ª Concentração de Faro