Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul Informação«Le Havre» (2011), do realizador Aki Kaurismäki, é a película que se segue no ciclo «Filme Francês do Mês», com exibição marcada para quinta-feira, dia 26 de Abril, às 21h30, no auditório do Museu de Portimão.

Falado em francês, apesar de realizado pela finlandês Aki Kaurismäki, e estreado no Festival de Cannes, onde foi aplaudido pelo público e pela crítica, “Le Havre” ganhou o Fipresci – Prémio da Crítica Internacional e o Prémio Louis Delluc, um dos mais prestigiantes galardões franceses. Foi ainda representante da Finlândia no Óscar para Melhor Filme Estrangeiro.

O seu tema é a imigração e…a humanidade ou o humanismo. Marcel Marx, um antigo escritor e conhecido boémio, retirou-se para um exílio voluntário na cidade portuária de Le Havre, onde se sente mais próximo das pessoas ao servi-las na nobre, mas pouco lucrativa, profissão de engraxador de sapatos.

Banner lateral albufeira

Enterrou os sonhos de um interregno literário e vive feliz no triângulo formado pelo seu bar favorito, o seu trabalho e a sua mulher Arletty, quando o destino subitamente coloca no seu caminho um jovem refugiado africano, menor de idade.

Como Arletty adoece gravemente na mesma altura e fica de cama, Marcel terá mais uma vez de se erguer contra a fria barreira da indiferença humana com a única arma de que dispõe: o seu otimismo inato e a constante solidariedade dos vizinhos, mas contra ele tem a máquina cega do aparelho do Estado, aqui representada pelo cerco policial que pouco a pouco se vai fechando em volta do jovem refugiado. É tempo para Marcel polir os sapatos e arreganhar os dentes.

Este ciclo de cinema resulta do protocolo assinado entre o Grupo dos Amigos do Museu de Portimão e a Alliance Française do Algarve.

Em Maio, no dia 30, será apresentado «L’Affaire SK1» (2013), realizado por Frédéric Tellier, um policial que tem como atores principais Raphaël Personnaz e Nathalie Baye.

A fechar esta primeira parte do ciclo, no dia 28 de Junho, será exibido um clássico do cinema francês e mundial: «La Grande Illusion», realizado em 1937, por Jean Renoir, e que tem como atores Jean Gabin, Dita Parlo e Erich Von Stroheim.

Todas as películas são exibidas às 21h30, no auditório do Museu de Portimão, sendo faladas em francês com legendas em português. A entrada é gratuita.

jf-quarteira
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos