Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul Informação“Estou extremamente feliz e honrado por esta homenagem”, disse Carlos do Carmo quando a Câmara de Lagoa o convidou para dar nome ao Auditório Municipal da cidade.

O principal equipamento cultural do Município de Lagoa adotará assim o nome do fadista Carlos do Carmo, nome maior da música e da cultura portuguesa, numa homenagem única e inédita a nível nacional, que terá lugar a 28 de Abril, pelas 17h00.

Nesse mesmo dia, mas às 21h30, Camané, Cristina Banco, Marco Rodrigues e Paulo de Carvalho, entre outros nomes da música portuguesa, darão voz a um momento que revisitará canções imortalizadas na voz de Carlos do Carmo ao longo destes seus mais de 50 anos de carreira.

sessões de cinema de inverno

“Dirigimos este pedido a Carlos do Carmo no passado dia 20 de Janeiro, depois da sua atuação no Centro de Congressos do Arade, e a sua resposta foi imediata, o que nos deixou muito felizes”, revelou o presidente da Câmara Francisco Martins.

O autarca apontou a visão estratégica de Lagoa na área cultural, realçando que este é um trabalho que “visa reconhecer, mostrar e valorizar o património material e imaterial, dando primordial importância à educação e formação de públicos”.

O percurso de Carlos do Carmo dentro e fora do país e a forma como o seu trabalho se relaciona com a identidade do povo português foram alguns dos motivos que levaram a autarquia a escolher o seu nome. Desde o seu primeiro registo discográfico: “Fado Loucura”, em 1963, a sua voz foi registada em mais de 80 discos individuais, coparticipações e coletâneas.

Foi distinguido em 1997 com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique pelo presidente Jorge Sampaio e, em 2006, com a Ordem de Mérito pelo atual presidente, Marcelo Rebelo de Sousa. Em 1998 ganhou um “Globo de Ouro” de Excelência e Mérito e em 2002 o Globo de Melhor Disco do Ano, atribuído pela SIC, com o seu trabalho: “Nove fados e uma canção de amor”. Em 2008, depois de participar no filme “Fados”, do realizador espanhol Carlos Saura, viu o seu “Fado da Saudade” ser distinguido com o Prémio Goya.

O município de Lisboa atribuiu-lhe em duas ocasiões a Medalha de Mérito da cidade, a última logo após vencer o Grammy Latino de Carreira, que lhe foi entregue em Las Vegas, distinção inédita para um artista português.

Lagoa,

sessões de cinema de inverno
vilavitaparc

Também poderá gostar

ivete sangalo

Lagoa sorteia 450 bilhetes para Ivete Sangalo entre os lagoenses

viaturas_ana mula

Espetáculo «Viaturas» de Ana Mula faz a sua estreia absoluta em Lagoa

Rancho Folclórico do Calvário

60 anos do Rancho Folclórico do Calvário motivam conferência