Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc
Sul Informação
Foto de arquivo

A Câmara de Loulé apresentou, na passada semana, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a primeira fase de trabalhos do Plano Municipal de Contingência para os Períodos de Seca.

A elaboração e implementação deste plano é uma das 28 opções de adaptação que integram a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município (EMAAC de Loulé).

Este é um instrumento estratégico através do qual a autarquia pretende promover, em todo o território municipal, «uma resposta coerente às múltiplas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas».

festas da cidade de olhao

Segundo a Câmara de Loulé, «a apresentação da metodologia de desenvolvimento do plano fez-se de forma conjunta com a Simbiente, empresa com reconhecidas competências e experiência na matéria».

«Este momento contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas, entre dirigentes e técnicos municipais e representantes de várias entidades locais e regionais, cujo envolvimento e participação ativa serão preponderantes no trabalho a desenvolver».

Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, destacou a «importância do desenvolvimento deste plano, tanto no momento presente, em que o país, apesar da chuva dos últimos dias, ainda tem grande parte do seu território em seca severa ou moderada, como para o futuro, em que as projeções climáticas para o final do século apontam para a ocorrência de secas progressivamente mais frequentes e intensas».

Neste âmbito, o desenvolvimento do Plano Municipal de Contingência pretende aumentar a capacitação do Município na resposta a períodos de seca, «garantindo uma solução mais eficaz e adequada, assim como minimizar os riscos e os danos provocados pelas diferentes tipologias de seca a todos os níveis e sectores, e garantir a gestão preventiva dos recursos associados».

jf-quarteira
emarp

Também poderá gostar

Feira Social1

Feira Social de Loulé dá a conhecer trabalho das instituições este sábado

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica