Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Sul Informação«Memórias de uma Falsificadora», o livro mais ou menos autobiográfico de Margarida Tengarrinha, vai ser lançado no próximo dia 1 de Março, às 18h00, na sala de conferências do Arquivo Nacional/Torre do Tombo, em Lisboa.

O livro, que tem como subtítulo « A luta na clandestinidade pela Liberdade em Portugal», será apresentado por Silvestre Lacerda, diretor do Arquivo Nacional.

Margarida Tengarrinha, que está prestes a completar 90 anos, recorda nesta obra, editada pela Colibri, os anos em que, na clandestinidade, usou a sua habilidade de artista plástica e estudante de Belas Artes ao serviço da falsificação de documentos para garantir o trabalho dos resistentes à ditadura de Salazar.

lagos eventos

Margarida Tengarrinha, nascida em Portimão em 1928, estudou Belas Artes em Lisboa, onde conheceu aquele que haveria de ser o seu companheiro e pai das duas filhas, o pintor José Dias Coelho, membro destacado do Partido Comunista Português. Foi com ele que acabou por trocar uma vida confortável de filha da burguesia pela vida difícil da clandestinidade. A seguir ao 25 de Abril de 1974, Margarida Tengarrinha foi deputada do PCP eleita pelo Algarve.

Em 2014, pelo seu percurso na área cultural e na defesa dos direitos das mulheres, Margarida Tengarrinha foi a primeira distinguida com o Prémio Maria Veleda.

 

Oiça aqui a entrevista que Margarida Tengarrinha deu ao Sul Informação e à RUA FM, em 2014.

vila do bispo
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - Lagoa entrega Prémio Literário Santos Stockler e lança livro premiado

Lagoa entrega Prémio Literário Santos Stockler e lança livro premiado

Sul Informação - «Faro» é o novo livro de José Carlos Barros a ser lançado dia 18

«Faro» é o novo livro de José Carlos Barros a ser lançado dia 18

Sul Informação - E por falar em livros … as edições algarvias de Março e Abril

E por falar em livros…as edições de Maio no Algarve