Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Sul Informação
João Ministro, diretor da empresa ProActiveTour

O Walking Festival do Ameixial, o Festival de Caminhadas de Alcoutim e ainda um novo, a realizar-se em Lagos, promovido pela associação Almargem, fazem parte do calendário da “Algarve Walking Season”. O novo projeto nasce para promover, em conjunto, as três iniciativas e com a ideia de, com isso, «atrair mais pessoas» à região.

A “Algarve Walking Season” vai ser apresentada oficialmente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que começa amanhã, 28 de Fevereiro, e se prolonga até 4 de Março, mas, ainda antes, o Sul Informação conversou com João Ministro, diretor da empresa ProActiveTur e um dos rostos do novo projeto, que é promovido pela cooperativa QRER.

«Nós, responsáveis pelo Walking Festival do Ameixial, temos estado sempre em contacto com o Festival de Caminhadas de Alcoutim e começámos a discutir, com eles e com a Região de Turismo do Algarve, a ideia de tentar fazer uma articulação ente festivais, havendo uma maior cobertura da região também», explicou.

lagos eventos

Assim surgiu uma candidatura ao programa “Valorizar”, do Turismo de Portugal, já aprovada, e que permite que nasça a “Algarve Walking Season”. A ideia é ter um festival no Sotavento (Alcoutim), outro no Barlavento (Lagos) e um no Algarve mais central (Ameixial).

O objetivo também passa por cada festival se realizar em estações do ano diferentes: o do Ameixial na Primavera, o de Alcoutim no Inverno, e o novíssimo festival de Lagos no Outono.

Sul Informação
Walking Festival Ameixial

«Quisemos fazê-lo por estação, menos no Verão devido ao calor, para que as pessoas tenham diferentes motivações para vir ao Algarve e não existam sobreposições. Por isso, haverá caminhadas diferentes de acordo com a estação e temáticas distintas em sítios diferentes», disse João Ministro.

Ainda assim, a base será sempre a mesma: caminhar e descobrir os recantos do Algarve.

Além disto, os três festivais também são um produto turístico diferente do tradicional sol e praia e ajudam a desenvolver a economia local.

No fundo, o novo projeto quer servir para promover, em conjunto, os festivais, por exemplo, no que toca ao marketing digital, merchandising e ações com jornalistas.

«Queremos um calendário que todos os anos seja lançado e possa crescer em termos de eventos. A ideia é promover, sempre de forma articulada, os vários eventos de caminhadas do Algarve e assim atrair mais pessoas, mais vezes, ao Algarve», explicou João Ministro.

É que, reforçou, «já há um público consolidado. Nós, no Ameixial, sentimos isso, mas queremos continuar a captar gente de fora do Algarve e do estrangeiro. Este projeto vai reforçar essa possibilidade».

«O Algarve já está à frente, por muitos motivos, no turismo de natureza e caminhadas. Isto vem fortalecer ainda mais o papel da região no mercado», concluiu.

O Festival de Caminhadas do Ameixial já tem data marcada para este ano (27 a 29 de Abril), assim como o de Alcoutim (de 9 a 11 de Março). Já o novo festival, a realizar-se em Lagos, ainda não tem data certa, mas, ao que o Sul Informação apurou, acontecerá em Novembro.

jf-quarteira

Também poderá gostar

Mensagem de Ano Novo do Presidente da República

Lagos será sede das comemorações do 10 de Junho e programação começa logo no dia 1

Ponte do Vascão_entre Alcoutim e Mértola_er_01|Figura 04 1150

Reabertura de trânsito na ponte do Vascão, entre Alcoutim e Mértola, foi adiada para Outubro

apresentacao-choose-guadiana-routes (1)

Novo projeto aposta na «visibilidade internacional» do Baixo Guadiana