Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Sul InformaçãoO primeiro concerto do ciclo “Sons Antigos a Sul – Temporada de Inverno & Primavera” realiza-se este domingo, 7 de Janeiro, às 16h00, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Fortaleza de Sagres. 

Este concerto tem o nome “L´Amour Théatral – Barroco Francês de Lully, Rameau & Couperin” e terá como interpretes  Margarida Marreiros (Soprano), José Carlos Araújo (cravo) e Daniela Tomaz (flautas e percurssã0).

«O ciclo de música antiga “Sons Antigos a Sul” é um projeto anual, dirigido pela Academia de Música de Lagos, de promoção e divulgação da música antiga no Algarve, envolvendo ensembles profissionais emergentes no panorama nacional e internacional, com particular destaque para a promoção do património histórico da Península Ibérica», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

recrutamento zoomarine 2025

Em 2018 vai iniciar uma nova temporada de Inverno, com concertos nos espaços patrimoniais afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve: a Fortaleza de Sagres (Igreja de Nossa Senhora da Graça) e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Vila do Bispo), em concertos alternados no primeiro domingo de cada mês, às 16h00, entre Janeiro e Maio.

A temporada de Inverno do “Sons Antigos a Sul” «pretende contrariar as tendências de sazonalidade típicas da região, promovendo em época baixa a dinamização cultural destes espaços culturais, ao mesmo tempo que reforça a adesão dos públicos criados nos últimos anos».

Desde a sua conceção, «o ciclo tem criado um polo fundamental no Algarve para o apoio em residência artística de mais de 20 ensembles emergentes nacionais e internacionais».

Entre eles a Direção Regional de Cultura destaca The Goldfinch Ensemble e Le Voce delle Grazie (em parceira com Real Conservatório de Haia dos Países Baixos), Ensemble Med, Duo Lundú, Catarina Costa e Silva, Voce Humana, Capella Sanctae Crucis, Ars Lusitana, O Bando de Surunyo, José Carlos Araújo e Seconda Pratica, permitindo também a divulgação do trabalho de investigação dos polos de pesquisa de musicologia aplicada em Portugal, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa e Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

O Ciclo de Música Antiga “Sons Antigos a Sul” Temporada de Inverno, é um projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 e integra o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos. programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

Para ver a programação completo deste ciclo clique aqui.

inframoura cada gota importa

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Fortaleza de Sagres_bc3

Lançado concurso para nova obra de conservação e restauro na Fortaleza de Sagres

Fortaleza de Sagres

“Outras matérias sensíveis, laboratórios de pensamento e experimentação” em Sagres