Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Sul InformaçãoUm espetáculo de danças Chhau – um estilo indiano que é Património Imaterial da Humanidade – sobe ao palco do Auditório Municipal de Albufeira na próxima segunda-feira, 29 de Janeiro, a partir das 21h30. 

A promessa é de um espetáculo «de rara beleza cénica», a cargo do Seraikella Chhau Dance Group.

«O estilo de dança Chhau (dança tradicional teatral indiana), originário dos estados de Odisha, Jharkhand e West Bengal, combina danças tribais e marciais numa intensa representação de cor e movimento. Podem ser divididas em três tradições regionais que diferem significativamente no que concerne à sua prática: o tradicional Seraikella Chhau, a animada Purlieu Chhau e o menos conhecido Mayurbanj Chhau», explica a Câmara de Albufeira.

infraquinta rumo à sustentabilidade

As máscaras coloridas usadas pelos dançarinos atores são «feitas de papel machê e argila, apresentando ao público uma variedade de personagens como deuses, figuras mitológicas, demónios, humanos, animais e corpos celestes como o sol ou a lua».

Contrastando com os outros dois estilos, Seraikella Chhau «é dança na sua forma mais pura – não existe diálogo entre os intérpretes e em vez de seguir um enredo linear, parece muitas vezes esforçar-se apenas por transmitir através da dança uma determinada sensação, ideia ou sentimento», diz a autarquia.

Das três variedades, «é sem dúvida a mais subtil e aprimorada. Figuras mitológicas e homens comuns surgem retratados na sua rotina diária. Cenas de batalhas épicas em temas centrais de poemas de amor são aqui reveladas. Aspetos do mundo natural e abstratas expressões do pensamento humano são-nos oferecidos de forma aprimorada».

O espetáculo conta com coreografia de Pandit Gopal Prasad Dubey, considerado na Índia como o ator das mil faces.

Os bilhetes custam 5 euros e estão à venda no Centro de Informação Autárquico ao Consumidor da Câmara de Albufeira e Biblioteca Municipal Lídia Jorge, nos dias úteis (9h00- 13h00, 14h00-16h00) e no Auditório Municipal no dia do espetáculo (das 19h30 às 21h15).

festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca Municipal de Albufeira Lidia Jorge_painel do Vhils_er_04

Algarvio Armando Luz apresenta o seu novo livro em Albufeira

orquestra algarve (2)

“Um regresso esperado” no Auditório de Albufeira