Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA 10ª edição do Festival de Órgão do Algarve realizou-se de 3 a 25 de Novembro e, no total, «cerca de 1600 pessoas assistiram» aos 10 concertos em igrejas dos concelhos de Faro, Portimão, Loulé e Tavira.

A associação Cultural Música XXI, organizadora da iniciativa, explica que «convidou os organistas António Esteireiro, Daniel Oliveira, André Ferreira e Daniela Moreira, tendo desde cedo preparado a vinda dos músicos internacionais Elisa Freixo (Brasil) e Ton Koopman (Holanda)».

«O conceituado músico e maestro holandês deixou-nos na lembrança um concerto verdadeiramente memorável, onde a música barroca transbordou de virtuosismo. A experiente organista brasileira encerrou o Festival com música emotiva, carregada de saudades do órgão gémeo do outro lado do Atlântico», acrescenta.

inframoura cada gota importa

Este cartaz marcou «uma década de sucesso crescente do evento, que tem vindo assim a ganhar cada vez maior visibilidade internacional e se afirma atualmente pela maior longevidade no país».

Por isso, o Festival de Órgão do Algarve «continua a conquistar novo público e a espalhar o entusiasmo pelos órgãos históricos da região. As igrejas que receberam aqueles concertos, quase sempre cheias, mostram-no bem».

E em 2018 haverá novidades. Por outro lado, antevê-se a inclusão de um novo órgão em Tavira na programação do Festival, assim como a ampliação das possibilidades de execução para alguns órgãos históricos que venham a ser alvo de restauro ou manutenção através de parceria entre igrejas e autarquias, a criação de pontes com a vocação tradicionalmente litúrgica destes instrumentos e o estímulo à formação de público, em especial o escolar.

Por outro também será possível a articulação com a recente Escola de Órgão da Catedral de Faro, que o Sul Informação já noticiou.

«Parceiros e público têm sido o catalisador de vontades para tornar o Festival possível, ano após ano, gerando a motivação necessária para organizar tão grande evento. Assim o queiram uns e outros, encontramo-nos para o ano», diz a associação Música XXI.

O Festival de Órgão do Algarve 2017 foi organizado pela associação cultural Música XXI e contou com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros Antena 2, Sul Informação, Rádio Universitária do Algarve (RUA) FM e Hotel Faro.

Teve, ainda, a parceria da Ordem do Carmo e Cabido da Sé de Faro, Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e Misericórdia de Tavira.

sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

Foto: ACTA

ACTA estreia 88ª produção baseada no “Sermão de Santo António aos Peixes”

tanto mar

Loulé começa hoje a navegar nas ondas do “Tanto Mar”

Igreja Nossa Senhora da Conceição4

Semana aberta do Museu Municipal de Loulé destaca conservação e restauro