Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

Sul Informação

O filme “A Paixão de Van Gogh” vai estar em exibição no Algarcine de Lagos, a partir de 26 de Outubro. Este é «o primeiro filme do mundo totalmente pintado à mão».

A película, com argumento e realização de Dorota Kobiela e Hugo Welchman, mostra «uma investigação à vida e controversa morte de Vincent Van Gogh, contada através das suas pinturas e dos que com ele privaram».

jf-quarteira

Para criação do filme foram pintadas 62450 telas a óleo por 125 pintores do mundo inteiro e foram necessários sete anos para a sua produção.

A sinopse do filme conta que «Joseph Roulin é o carteiro que Van Gogh pintou e com quem estreitou amizade. Não se convencendo da teoria do suicídio do pintor, envia o seu filho Armand entregar a última carta que o artista havia dirigido ao irmão, Theo».

No entanto, Armand «quando descobre que o irmão tinha morrido pouco depois de Vincent, começa uma série de encontros com as várias personagens que cruzaram a vida do artista antes de ele morrer. Quanto mais pessoas ouve, mais a teoria do suicídio lhe parece infundada. A quem poderá ele entregar a carta, quando todos parecem culpados da morte do pintor?».

jf-quarteira
zoomarine

Também poderá gostar

A Savana e a Montanha_3

Filme “A Savana e a Montanha” apresenta-se em Portimão, Lagos, Faro e São Brás de Alportel

Festival Azedin El Ouafi

“Poesias do Mundo” do Festival MED celebrou a união entre o cinema e as artes em Marrocos

a "Toalha da Unidade – Toalha da Vitória da Ucrânia" é um “projeto iniciado em 2024 em Tallinn (Estónia) por ocasião do Dia dos Defensores e Defensoras da Ucrânia. O seu principal objetivo é unir ucranianos de todo o mundo através do bordado conjunto de toalhas, simbolizando a unidade, a força de espírito e a aspiração à vitória”.
A toalha tem estado a ser elaborada em vários locais, incluindo Lagos, onde será exposta no dia 6, recebendo nesse momento as partes que foram confecionadas no concelho. O ato vai ser protagonizado pelo presidente da Câmara Municipal e pela presidente da Assembleia Municipal de Lagos, na presença do presidente da Oranta, do executivo municipal e de todas as entidades que pretendam testemunhar este momento simbólico de solidariedade pela causa do povo ucraniano e defesa da paz

Exposição em Lagos mostrou a «riqueza cultural» da Ucrânia