Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
corrida fotográfica

Sul InformaçãoUma rua na Mina de São Domingos vai ter o nome da artista Mercedes Blasco, natural daquela localidade de Mértola, na homenagem aos 150 anos do seu nascimento, numa cerimónia a acontecer na próxima quarta-feira, 4 de Outubro, às 17h30. 

Conceição Vitória Marques, conhecida no mundo artístico como Mercedes Blasco, nasceu na Mina de São Domingos, no dia 4 de Setembro de 1867, apesar da homenagem aos 150 anos desta data apenas acontecer um mês depois.

Durante a sua vida destacou-se, tanto em Portugal como além-fronteiras, como atriz e escritora, tendo igualmente desempenhado a profissão de enfermeira na Cruz Vermelha Belga durante a I Grande Guerra.

Banner lateral albufeira

A reedição da sua obra “Vagabunda” e a atribuição do seu nome a uma rua na Mina de São Domingos são «também o início de um trabalho mais aprofundado sobre Mercedes Blasco, que contará – pelo menos – com a produção de uma exposição e uma fotobiografia», explica a Câmara de Mértola.

A reedição deste livro enquadra-se no espírito e objetivos que, quer a Fundação Serrão Martins, quer a Câmara Municipal de Mértola «preconizam para a Mina de São Domingos».

«Nasceu do trabalho conjunto entre várias entidades e pessoas e é uma, mais do que justa, homenagem a uma figura da terra – Conceição Vitória Marques -, conhecida pelo nome de Mercedes Blasco, atriz, escritora e, acima de tudo uma mulher das artes, defensora de causas sociais e da igualdade de direitos das mulheres», conclui a autarquia.

vamos à vila 2025
municipio de odemira

Também poderá gostar

GNR_NC

GNR detém três homens por furto de 65 litros de combustível em Beja

Beamom

Feira de Maio de Moura conta com atividades promovidas pelo Centro de Saúde

Grândola

Assembleia Municipal de Grândola contra projeto da Mina da Lagoa Salgada