Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp
Sul Informação
Simulação do máximo do eclipse parcial do sol neste dia 21 de Agosto, tal como poderá ser observado no Funchal – Fonte: Ciência na Imprensa Regional

A Lua vai hoje, 21 de Agosto, dar uma dentadinha no Sol. Trata-se de um eclipse solar que, em Portugal Continental, será apenas parcial e começa às 19h44. O Algarve é a melhor região do continente para ver este fenómeno astronómico.

O eclipse será total na parte central dos EUA, mas será visível como parcial na América do Norte, numa boa parte da América do Sul (por exemplo, no Norte do Brasil) e no Atlântico Norte.

Nos Açores, a Lua começa a tapar o Sol por volta das 18h35 (hora local), com pouco menos de 28% da superfície solar oculta às 19h25, terminando por volta das 20h12 (pouco antes do anoitecer).

jf-quarteira

Na parte Oeste do Norte de África e na Península Ibérica, o eclipse será também parcial, mas não será possível observar o final, que ocorre depois do pôr-do-sol.

Quanto ao território nacional, quanto mais para Sul, maior será a percentagem do Sol oculta.

As horas de início e máximo são semelhantes em todo o Continente. O eclipse começa por volta das 19h44 (hora legal), e durante o máximo, que ocorre pelas 20h20, em Bragança a Lua tapa 14% da superfície solar, no Porto pouco ultrapassa os 15%, em Lisboa chega aos 19%, enquanto em Faro alcança quase 22% da superfície solar oculta.

O melhor local de Portugal para observar este eclipse será a Região Autónoma da Madeira, com o eclipse a começar pelas 19h48, alcançando uma ocultação de cerca de 33%, às 20h35.

festas da cidade de olhao
teatro das figuras

Também poderá gostar

astronomia_Depositphotos_82833490_XL

Maio, mês de “chuva de estrelas”, no rasto deixado pela passagem do cometa Halley

Fig1

Olhar para o céu: Abril é mês de micro lua cheia e de “chuva de estrelas”

Observação do Eclipse Solar em Faro em 2025

Em Faro, o eclipse solar pôs famílias inteiras a olhar para o céu