Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vila vita parc white asparagus
Sul Informação
Foto_AAMA

As crianças com necessidades especiais têm de ter férias excecionais. É este o lema da Associação de Atividade Motora e Adaptada (AAMA), que vai promover uma colónia de férias para crianças especiais, no espaço “Amigos dos Pequeninos, em Silves, entre os dias 7 e 11 de Agosto.

Esta será a segunda edição da iniciativa, que este ano aumenta dos 6 para os 10 participantes. Ao longo de cinco dias, cada criança vai ter o acompanhamento direto de um monitor «formado e com experiência na área da reabilitação», que a ajudará a cumprir um programa terapêutico, onde a brincadeira também tem lugar. «Os nosso ingredientes são: brincar com sentido», ilustra a AAMA.

Nesta iniciativa vão participar crianças com diferentes condições, nomeadamente com diagnósticos de Paralisia Cerebral, Perturbação do Espectro do Autismo, Atraso de Desenvolvimento e Síndrome de Smith Magenis.

Banner lateral albufeira

«Serão cinco dias intensivos a realizar tarefas, onde parar é apenas tempo para assimilar. Aqui as atividades que para muitas crianças surgem com naturalidade, como o comer, o ir à casa de banho, o pegar no lápis, ou até mesmo dizer um simples “Olá”, têm que ser aprendidas», explicou a associação, sediada em Lisboa.

Este é um projeto marcado «pela forte influência que o adulto tem no apoio direto à criança». Tendo isso em conta, estão envolvidos 11 monitores e 3 elementos de coordenação.

«Todas as atividades são para cumprir e as adaptações têm que existir. Todos os momentos são apoiados. Até no momento de comer a bolacha o monitor tem o dever de estar a estimular a criança. Existe um investimento constante, que permite levar à criança toda a informação para que seja possível recolher dela uma resposta. Sucesso e autonomia são palavras de ordem da colónia», acrescentaram os promotores da iniciativa.

A realização desta colónia no Algarve foi possível «pelas ajudas financeiras da própria associação e pela força das famílias do Algarve». As famílias «reuniram apoios financeiros e de serviços, permitindo assim a possibilidade de todos conseguirem participar». A Junta de Freguesia de Silves deu o seu apoio em bens utilizáveis e no espaço de acolhimento e a Internacional Rotary de Silves ofereceu as entradas num parque temático da região.

«As tarefas programadas serão: reabilitação em meio aquático, intervenção na fala e linguagem, intervenção na motricidade fina e aplicação aos grafismos, intervenção aos problemas de comportamento e intervenção nas autonomias. Iremos realizar uma saída a um parque temático e uma saída à Praia de Armação de Pêra», revelou a AAMA.

festival do marisco de olhao
emarp

Também poderá gostar

crianças_escolas_creches_recreio_3

Projeto da Universidade de Évora mostra que brincar às lutas faz bem às crianças

Monitores Ferias Verao Portimao (1) low

Inscrições para monitores das Férias de Verão de Portimão decorrem até 25 de Maio

Feira Medieval de Silves_BB-32

Silves convida a participar na recolha de imagens para o livro dos 20 anos da Feira Medieval