Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Sul Informação

As duas caminhadas culturais do ciclo «Património ao Luar», entre o Cerro da Vila (em Vilamoura) e Loulé Velho (em Quarteira) esgotaram. A primeira teve lugar a 4 de Agosto, a segunda está marcada para sábado, dia 2 de Setembro, mas já não tem lugares disponíveis.

Pedro Barros, um dos arqueólogos que será guia da iniciativa, salienta que «não é todos os dias que duas caminhadas sobre Património esgotam de um dia para o outro».

recrutamento zoomarine 2025

Integradas no programa cultural da exposição «LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades», patente no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, estas caminhadas culturais arqueológicas organizadas pelo Museu de Loulé pretendem promover o Património Cultural do concelho percorrendo os vários milénios da História do concelho.

A caminhada entre os sítios arqueológicos de Loulé Velho e Cerro da Vila, numa extensão de 7 quilómetros, tem um grau de dificuldade médio (parte do percurso é em areia), com uma duração prevista de três horas. Os arqueólogos Pedro Barros e Filipe Henriques serão os guias.

Iluminados pela luz da lua, o grupo de inscritos vai caminhar à noite para conhecer o sítio arqueológico de Loulé Velho e descobrir alguns objetos arqueológicos aí encontrados. Com o auxílio de fotografias antigas vai «perceber como este importante sítio arqueológico tem vindo a ser engolido pelo mar nos últimos anos».

O passeio terminará na importante vila romana do Cerro da Vila. Pelo caminho, o grupo visitará ainda o local do sítio pré-histórico de Forte Novo. 

No dia 23 de Setembro, será promovida nova caminhada cultural arqueológica, desta vez na zona do Ameixial e tendo como tema a Escrita do Sudoeste.

A exposição «LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades» apresenta mais de 7 mil anos de história do concelho, revela costumes, hábitos alimentares e a vida quotidiana das várias civilizações que por ali passaram através de peças arqueológicas. A exposição está patente no Museu Nacional de Arqueologia (Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa), de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.

Sul Informação
Loulé Velho

recrutamento zoomarine 2025
vilavitaparc

Também poderá gostar

imgLoaderUrl

Baleizão vai ter “Casa da Memória” para valorizar o património arqueológico

Dia na Pre Historia_Alcalar_jg (3)

A chuva abençoou o Dia na Pré-História em Alcalar que teve 1600 visitantes [fotogaleria]

escavacoes arqueologicas_muro igreja matriz portimao_2

Esqueletos junto à Igreja de Portimão investigados pelos arqueólogos após queda de muro