Mina de S. Domingos acolhe apresentação do livro e exposição fotográfica «Carvão de Aço»

A exposição fotográfica «Carvão de Aço», de Adriano Miranda, vai poder ser visitada entre os dias 9 e 29 de […]

A exposição fotográfica «Carvão de Aço», de Adriano Miranda, vai poder ser visitada entre os dias 9 e 29 de Junho, no edifício do Cineteatro da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola. Além da mostra, o fotojornalista português também apresentará o livro homónimo, numa sessão agendada para as 13h00 de sexta-feira, dia 9, no mesmo local.

Na apresentação do livro, além de Adriano Miranda, estará presente Cláudio Torres, do Campo Arqueológico de Mértola, que fará uma intervenção introdutória.

«Carvão de Aço» junta imagens a preto e branco do fotógrafo sobre o quotidiano das Minas do Pejão, em Castelo de Paiva, encerradas desde 1994. Nas palavras do autor, o livro e exposição «Carvão de Aço» são, «acima de tudo, uma homenagem, um gesto de gratidão» perante a comunidade de mineiros que «têm corpo e espírito de aço, sempre muito orgulhosos do seu trabalho e da sua história».

«Esta narrativa visual e dramática da mina é comum a muitas outras realidades mineiras do país e a homenagem estende-se a todos os rostos que ao longo dos tempos construíram a história e a memória dos territórios mineiros», complementou a Câmara de Mértola.

A iniciativa integra o programa o VI Encontro Mineiro, organizado pela Fundação Serrão Martins e Câmara Municipal de Mértola.

Comentários

pub