Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Sul InformaçãoA Câmara de Alcoutim prestou homenagem aos alcoutenejos que combateram na Guerra Colonial, através da inauguração de um monumento a eles dedicado, na Praça da República desta vila raiana, no sábado, 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O monumento inaugurado é «composto por pedra negra, simbolizando a guerra, o desconhecido, o perigo e o continente africano, o rasgo abrupto da pedra negra faz surgir a pedra branca, simbolizando a pureza, o amor e o desejo de liberdade», segundo a Câmara de Alcoutim.

Nele «encontram-se gravados os nomes dos 12 militares que tombaram em campanha, assim como três rostos de soldados que representam os três ramos das Forças Armadas». «Inscrito na pedra está também o mapa do continente africano e do sul da Europa, onde se encontra com destaque os países onde a guerra decorreu – Angola, Moçambique e Guiné, e a localização de Portugal», acrescentou a autarquia.

sessões de cinema de inverno

Para a Câmara de Alcoutim, com a inauguração desta obra « presta-se uma justa homenagem aos que serviram a Pátria num determinado momento da nossa história e que de uma forma altruísta e também ingénua participaram numa guerra que deixou marcas muito vincadas nos próprios, nas famílias, em Portugal e nos países».

Sul InformaçãoA partir de agora, e todos os anos, será colocada uma coroa de flores neste memorial, para lembrar todos os habitantes do concelho que combateram nesta guerra, no Dia dos Combatentes.

O presidente da Câmara de Alcoutim Osvaldo Gonçalves explicou que a autarquia quis, com a inauguração do monumento, «reconhecer o esforço, sacrifício e dedicação de todos aqueles que num período particularmente difícil da nossa história, deram o seu suor, sangue e lágrimas em nome da Pátria».

Já Victor Guerreiro de Brito, o arquiteto responsável pela obra, explicou que quis « demonstrar a ingenuidade dos homens que partiam para uma terra distante, desconhecendo por vezes para onde iam».

A cerimónia contou com mais de 300 inscritos, entre elementos de Núcleos da Liga de Combatentes, da Associação de Fuzileiros do Algarve, da Associação dos Deficientes das Forças Armadas.

A iniciativa foi organizada pelo município de Alcoutim em colaboração com a Comissão de Honra e colaboração da Liga de Combatentes – Núcleo de VRSA.

jf-quarteira

Também poderá gostar

Cacela Velha_er_01|Promulgado Edital que proíbe a passagem a pé na zona de Cacela Velha

“Passos Contados” recordam pirataria entre Cacela Velha e VRSA

IMG_8945

Alcoutim acolhe rastreio gratuito ao cancro e outras doenças de pele

alcoutim (5)-5184x3456

“Radar Social” entra em funcionamento em Alcoutim