Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
joana espadinha ao vivo no tempo

Sul InformaçãoA obra de reforço do cordão dunar e de manutenção dos dois passadiços de acesso está já a decorrer na praia de Odeceixe, anunciou a Câmara de Aljezur.

A autarquia recorda que esta que é uma das praias “Sete Maravilhas” na categoria de arribas, «está inserida entre o mar e um meandro do rio quase paralelo à linha de costa e sofre regularmente “invasões” de caudais torrenciais do rio e, naturalmente, os efeitos da agitação marítima característica desta faixa da costa atlântica».

Ora, salienta, «o efeito isolado ou conjunto dessas ocorrências determina muitas vezes a rotura da duna e a modulação indesejável da praia».

festas da cidade de olhao

Por outro lado, «a grande carga de utilização humana desta praia e o pisoteio desregrado que destrói a duna e não permite a fixação do necessário coberto vegetal, justificam também e em grande parte esta intervenção».

Para minimizar esses impactos, já antes tinham sido «colocadas “linhas” de recuperadores dunares, que, cumprindo a sua função, permitam consolidar a norte e a sul, parte do cordão dunar que se mantém com vegetação autóctone pioneira».

O objetivo da nova intervenção é agora «tentar concluir essa intervenção» e ajudar a criar um cordão dunar «contínuo e de maior envergadura».

Serão também recuperados e sujeitos a obras de manutenção os dois acessos à praia.

A obra está a cargo da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, para a qual a Câmara de Aljezur contribuiu no seu capital social, e totaliza um investimento de 142 734,12 euros, com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

 

Legenda da fotografia acima: A e B – áreas onde será feito o reforço do cordão dunar; B e C – acessos a requalificar

 

 

recrutamento zoomarine 2025
banner desporto portimao

Também poderá gostar

Sul Informação - IP vai lançar obra para repor condições de circulação na EN120 em Odeceixe

AMAL pede solução «imediata e definitiva» para a EN120 em Odeceixe

Sul Informação - Aljezur aprovou Plano de Ação para a Energia Sustentável e para o Clima

Aljezur apoia Associação Ecologista e Zoófila de Aljezur com 10 mil euros

Sul Informação - O oceano vai invadir as Piscinas Municipais de Aljezur e Monchique

Piscinas de Aljezur temporariamente fechadas devido à presença de legionella