Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoO livro “O Infante D. Henrique: alcaide-mor de Silves (1457): comemorações dos 550 anos” é apresentado no dia 19 de Maio, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Silves.

Esta é uma obra que, além de apresentar estudos sobre as gentes locais no período das Descobertas e sobre dois importantes monumentos, a Sé e a Alcaidaria do Castelo de Silves, «se reveste de primordial importância para a compreensão da importância que a cidade deteve no período dos Descobrimentos», diz a Câmara local.

Por isso, o município reconheceu «a importância dos trabalhos e a sua mais-valia científica para o estudo e compreensão da nossa história local, assim como, o seu valor científico-pedagógico, ao intentar colmatar lacunas da nossa História».

infraquinta rumo à sustentabilidade

A obra reúne em livro as comunicações apresentadas no colóquio alusivo às importantes contribuições do Infante para a cidade, realizado por ocasião das comemorações dos 550 anos sobre a data em que aquele príncipe da Ínclita Geração ocupou o cargo de Alcaide-mor de Silves.

O colóquio reuniu investigadores que apresentaram os seus contributos para o esclarecimento da história local e regional, como João Silva de Sousa, com a apresentação do painel “O Infante D. Henrique e a Importância da Alcaidaria-Mor de Silves”, e João Paulo Oliveira e Costa, que abordou o tema “Silves, a última peça do puzzle algarvio do Infante D. Henrique”.

A estes juntaram-se, também,  Teresa Lacerda, com “As gentes de Silves e os Descobrimentos Henriquinos”, Joana Ramôa e José Custódio Vieira da Silva, através da comunicação conjunta “A Sé Gótica de Silves – os diferentes momentos construtivos”, bem como Rosa Varela Gomes, com “Alcaidaria do Castelo de Silves – contributo para o seu estudo”.

Esta arqueóloga tem sido, aliás, a responsável pelos trabalhos de investigação dentro do Castelo de Silves, que incidem sobre o que resta da alcaidaria, e que puseram a descoberto, por exemplo, a estrutura circular em grês vermelho do engenho de açúcar que terá sido usado quando o Infante D. Henrique era Alcaide-mor de Silves, em meados do século XV.

 

inframoura
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

guilherme d oliveira martins

Guilherme d’Oliveira Martins ofereceu mais 471 livros à Biblioteca de Loulé